Nome da faculdade pesa na contratação
MARIA CAROLINA NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Ter o nome de universidades de ponta e um MBA (Master in Business Administration) no currículo faz a diferença na hora da seleção, indica pesquisa Datafolha feita com Foram 56 profissionais de recursos humanos responsáveis por selecionar executivos entre agosto e setembro deste ano.
Dentre as instituições de ensino, os empregadores dizem preferir USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getulio Vargas) e PUC (Pontifícia Universidade Católica).
Segundo 73% dos entrevistados, existe a orientação das empresas para que os candidatos tenham cursado MBA.
"As boas escolas de negócio, em geral, garantem a absorção de um repertório conceitual mais consistente e atualizado", explica Eduardo Marques, diretor de operações da divisão de negócios executivos da EMA Partners Brazil, de recrutamento.
Cláudio Vilardo, diretor da Kimberly-Clark, é formado pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), tem pós-graduação pela FGV e fez MBA na FIA (Fundação Instituto de Administração).
Para ele, os certificados ajudam sobretudo na entrada no mercado de trabalho. "Porém, os resultados apresentados e o desenvolvimento do profissional na empresa formam um composto mais forte que o diploma de uma grande faculdade."
Daniela Sicoli, gerente de RH da Microsoft Brasil, concorda e frisa que a orientação por candidatos de boas universidades é mais determinante quando são buscados estagiários ou profissionais de nível júnior.
"Depois, olhamos para a experiência, porque muitas competências, como liderança, são desenvolvidas ao longo da carreira", explica.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE EMPREGOS
- Jovens líderes são treinados em Brasília
- 'Brainstorming' limita criatividade
- Aumenta o número de 'coaches' no país
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade