Publicidade
13/11/2011 - 08h03

Férias viram período para buscar vaga

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Uma visita aos colegas no Brasil, em 2007, transformou a vida profissional do gastrônomo Joachim Kern, 36.

Atraído pela receptividade e pelo crescimento econômico do país, o alemão adiou o retorno para sua terra natal por sete meses até, finalmente, decidir morar no Brasil.

"Aqui, as pessoas são mais felizes e contentes no trabalho; na Alemanha, são todas muito fechadas", compara o gastrônomo, que desistiu da carreira na cozinha para atuar como professor de alemão.

Em vez de revalidar o diploma, o profissional prestará vestibular para estudar letras no Brasil. "Quero dar aulas em escolas bilíngues, mas sou barrado porque não tenho graduação em letras."

Vir de férias ao Brasil e decidir ficar, como ocorreu com Kern, é cada vez mais comum, afirma Rodrigo Viana, diretor da Hays, empresa de recrutamento de executivos.

"[Os estrangeiros] aproveitam o período de descanso para viajar, conhecer praias e conversar com 'headhunters' [caça-talentos] sobre oportunidades de trabalho no Brasil", assinala o executivo.

Alessandro Shinoda/Folhapress
Joachim Kern deixou a Alemanha depois de férias no Brasil
Joachim Kern deixou a Alemanha depois de férias no Brasil

A rápida recuperação da economia brasileira frente à crise internacional chamou a atenção dos profissionais de países desenvolvidos, na avaliação de Rogério Mori, professor de economia da FGV (Fundação Getulio Vargas).

"Os estrangeiros, principalmente os norte-americanos e os europeus, enxergam no Brasil uma oportunidade de crescimento profissional que seus países de origem não oferecem mais", explica.

Há 28 anos no Brasil, o fisioterapeuta francês Philippe Souchard, 35, descobriu em Salvador, onde mora, a cidade em que poderia agregar trabalho a qualidade de vida. Foi ministrando aulas de RPG (reeducação postural global) para alunos brasileiros na França que adquiriu o interesse em vir para o país.

Aqui, abriu a terceira unidade de seu instituto de fisioterapia -as outras duas são na França e na Argentina. "A potencialidade do país e a animação da população me chamaram a atenção e fizeram com que eu morasse aqui [no Brasil]", explica ele.

Segundo Viana, da Hays, grande parte dos estrangeiros que chegam tem qualificação elevada. Muitos são contratados rapidamente, segundo o executivo. "A experiência no exterior e a fluência em outro idioma são diferenciais competitivos", reforça o diretor.

INTERCÂMBIO

Conhecer novas culturas sem sair do Brasil. Esse é o ganho de brasileiros que trabalham com estrangeiros. A possibilidade de ter contato com novas formas de pensar é um dos benefícios da relação com imigrantes, avalia Pericles Alves, 37, gerente de soluções para alimentos da Unilever, multinacional de bens de consumo.

Aprender a lidar com a diversidade é outro, afirma ele, que trabalha com profissionais da Argentina e do Chile. "A cultura de um povo impacta a forma como um profissional se comporta frente aos desafios do trabalho."

Segundo Alves, o relacionamento profissional com estrangeiros o ajudou a dividir melhor as tarefas e a ser mais produtivo. Também o ensinou a posicionar-se bem diante de crises financeiras.

A troca de experiências positivas e negativas com estrangeiros faz com que o brasileiro amadureça e desenvolva novas habilidades, avalia Adriana Gomes, professora de gestão de pessoas da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

"Cada mercado de trabalho tem sua particularidade e, ao conhecer essas diferenças, o brasileiro ganha conteúdo e utiliza o aprendizado no dia a dia na empresa", explica a especialista.

Para Ana Carolina Renno Guimarães, 29, gerente de estudos e gestão de energia da consultoria Andrade & Canellas, a experiência com consultores estrangeiros promove diferencial competitivo para a empresa, incentiva o "networking" e aprimora o seu trabalho como gestora.

"Ter [contato com] um profissional com visão de outro país ajuda a agregar dados relevantes sobre o setor de energia e auxilia a empresa a desenvolver bom relacionamento com órgãos governamentais estrangeiros", considera.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag