Publicidade
08/01/2012 - 07h08

Empresas reduzem viagens ao exterior

NATÁLIA CANCIAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após registrar crescimento nos últimos anos, o movimento de viagens profissionais para o exterior deve diminuir em 2012, segundo previsões de agências que oferecem pacotes corporativos.

"Algumas empresas disseram que reduzirão o orçamento [de viagens internacionais] como prevenção [diante do cenário econômico]", afirma Roger Santos, da agência Flytour, que diz esperar redução no volume de vendas desses pacotes.

O diretor comercial da Tour House, Alexandre Motta, conta ter sentido decréscimo de até 10% no movimento no segundo semestre de 2011. O aumento das passagens aéreas, de 53% no acumulado de 2011, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está entre os motivos da queda.

"A desaceleração da economia repercutiu nas viagens ao exterior", analisa.

Dados da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) mostram que a ida de profissionais ao exterior cresceu 116% de 2005 a 2010 e permaneceu alta no primeiro semestre do ano passado.

"Talvez [o volume de viagens] não se mantenha no mesmo patamar, mas ainda deve ser positivo [em 2012]", estima o presidente do conselho administrativo da Abracorp, Francisco Leme.

PROPULSORES DE IDEIAS

Leticia Moreira/Folhapress
O gerente do STB Bruno Seixas vai a 2 eventos no exterior neste ano
O gerente do STB Bruno Seixas vai a 2 eventos no exterior neste ano

Professora de administração e empresária, Terezinha Lisboa, 64, é uma das que não pretendem abandonar as quatro viagens ao exterior que costuma fazer por ano.

Ela se prepara para estudar nos EUA, visitar escolas técnicas na China e ir a congresso em Nova York.

Mais do que atualização profissional, feiras no exterior podem ser os propulsores de ideias, explica o gerente do STB Bruno Seixas, 33.

Em um bate-papo em feira fora do país, ele pensou na Escandinávia como destino para jovens que desejam cursar ensino médio no exterior.

O roteiro hoje faz parte do portfólio da empresa, diz Seixas, que deve ir a eventos na Turquia e na Alemanha. "Mas é preciso mapear, porque é um investimento grande."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag