Publicidade
15/01/2012 - 07h05

Gente sem fronteira

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

A professora Aíla Machado, 30, foi a Porto Príncipe, no Haiti, ensinar dança. A anestesista Liliana Andrade, 36, rumou para o Paquistão para atender doentes.

As duas fazem parte de um número crescente de profissionais que se engajam em organizações "sem fronteiras". Na ONG MSF (Médicos sem Fronteiras), por exemplo, 122 pessoas embarcaram para missões estrangeiras no ano passado. Em 2009, foram 48 -aumento de 154%.

O maior interesse da sociedade e do governo em assuntos internacionais é uma das hipóteses para justificar o crescimento, sugere o canadense Tyler Fainstat, diretor-executivo dos MSF no Brasil.

Marcos Michael/Folhapress
Aíla Machado, educadora de um projeto da Viva Rio no Haiti
Aíla Machado, educadora de um projeto da Viva Rio no Haiti

"Ampliaram-se as oportunidades pelo momento que o Brasil vive. [O país] está exercendo papel de levar e não de receber auxílio", diz Jean Carbonera, presidente da ONG Advogados sem Fronteiras.

A organização mandou sete advogados brasileiros para o exterior no ano passado, dois a mais do que em 2010. Os números, esclarece, são pequenos porque a instituição está no país desde 2009.

AMPLIAÇÃO

Mesmo entidades do terceiro setor sem ligações com classes profissionais começaram a enviar mais gente para fora do país -caso da Viva Rio, que atua no Haiti.

Ubiratan Angelo, coordenador de Segurança Humana da ONG naquele país, diz buscar mão de obra local, mas muitos são brasileiros.

É o caso da educadora Aíla Machado, 30, que coordena um programa de dança em Porto Príncipe desde 2010.

Por causa da falta de profissionais no Haiti, Machado desenvolveu habilidades. "Aprendi a fazer edição de vídeo e de música", conta.

A educadora continua na ONG. Ela e boa parte de quem participa de programas como esse -nos MSF, por exemplo, a retenção de profissionais é alta, diz Fainstat. "Precisamos de gente com compromisso de longo prazo."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag