Publicidade
28/05/2012 - 07h39

Na rede de ensino particular, negócio é coisa séria

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

De longe, a cena parece a de uma típica aula dos ensinos médio ou fundamental, com canetas, borrachas e cadernos sobre as mesas, e os estudantes papeando ou fazendo perguntas ao professor. De perto, a disciplina apresenta-se nada convencional: empreendedorismo.

Christian Tragni/Folhapress
Cristiana Oliveira que abrir uma agência de publicidade
Cristiana Oliveira que abrir uma agência de publicidade

No Colégio Renovação, na zona sul da capital paulista, além de receberem orientação vocacional, os alunos do ensino fundamental são incentivados a escolher entre trabalhar para alguém ou ser empresário.

Nas aulas, matemática e português dividem espaço com gestão de pessoas, organização e finanças. No final da disciplina, um desafio: criar um projeto de negócio e administrar uma empresa durante uma feira de empreendedorismo.

"Os alunos vão mais maduros para o mercado de trabalho", afirma Claudia Baratella, vice-diretora do colégio.A estudante do 1º ano do ensino médio Karina Boratino, 15, participou da feira no ano passado. Seu projeto era uma loja de biscoitos.

A experiência, diz, fez com que ela tivesse mais visão de mercado. "Temos que pesquisar o que as pessoas gostam e compram. Vi que bolacha não dá certo", avalia ela, que planeja estudar gastronomia e abrir um restaurante.

Para a mãe da estudante, Márcia Boratino, 43, as aulas fizeram com que sua filha amadurecesse e valorizasse mais o dinheiro. "Hoje, ela pensa duas vezes antes de tomar qualquer decisão", diz.

SUCESSO NA ESCOLA
Na Escola Internacional de Alphaville, a disciplina é semelhante à do Colégio Renovação, só que é destinada aos alunos do ensino médio.

Durante as aulas, ministradas em inglês (a escola é bilíngue), os alunos trocam experiências e discutem o tema com o professor, que traz casos reais de empresas e números do mercado.

Nos planos de Cristiana Oliveira, 15, estudante do 1º ano do ensino médio, estão fazer faculdade de publicidade e abrir uma agência. As aulas de gestão, afirma, ajudaram a confirmar esse desejo.

"Descobri que o sucesso de uma empresa depende não só do empresário mas também de toda a equipe."

Cris Komesu/Folhapress
Igor Ocasaque e Erick Manuli venderam além do esperado
Igor Ocasaque e Erick Manuli venderam além do esperado

Nem todos os alunos gostam da ideia de empreender. Paula Carvalho, 14, por exemplo, "desistiu" por conta das dificuldades em gerir sua loja de bijuterias na feira da escola. "Trabalharia menos se fosse funcionária", acredita.

Para oferecer uma visão realista ao aluno, a consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers) mantém parceria com nove escolas brasileiras que promovem um projeto de empreendedorismo. Nelas, os alunos criam uma empresa e se organizam em cargos.

"A experiência estimula o jovem a ser um profissional mais completo. Ele aprende a importância do planejamento e da organização e a lidar com dificuldades", diz João César Lima, sócio da PwC.

ERRO NO PLANEJAMENTO

Os estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio Renovação Erick Manuli, 14, e Igor Ocasaque, 15, aprenderam uma lição ao experimentar o sucesso: devem acreditar no próprio trabalho.

No projeto que criaram para a feira de empreendedorismo da escola, eles montaram uma barraca de frutas com chocolate derretido chamada "Doce Pecado". Em menos de 30 minutos, todo o estoque foi vendido para os colegas.

O resultado? Correria para comprar mais frutas e começar a produção do zero para atender à demanda.

"Decidimos a ideia do negócio na última hora. Não esperávamos vender tanto assim", recorda Ocasaque.

Ao todo, os jovens arrecadaram R$ 700 e somaram um lucro de R$ 470 em um dia. "Foram oito caixas de morango. Quase acabamos com as frutas da região", brinca Erick Manuli.

Apesar do lucro, para Ocasaque, os ganhos foram outros: "Aprendi a planejar melhor e a não subestimar o meu trabalho e as minhas ideias".

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag