Publicidade
10/06/2012 - 16h05

Profissionais prepararam-se para o futuro

LUCIANO FELTRIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Conheça outras profissões que ajudam a mitigar os impactos que a economia causa no ambiente.

Especialista em energias renováveis

Zé Carlos Barretta/Folhapress
João Druzian, aluno do 5° ano de engenharia mecânica, deve especializar-se em energias renováveis
João Druzian, aluno do 5° ano de engenharia mecânica, deve especializar-se em energias renováveis

O estudante João Druzian, 22, diz que escolheu cursar engenharia mecânica com especialização em energias renováveis e tecnologia não poluente para fazer mais com menos -e não sobrecarregar a natureza.

Aluno do quinto ano, ele faz estágio na consultoria Smarttech. "Não vai faltar trabalho. Acompanho as discussões sobre a popularização do carro elétrico e o uso de combustíveis sustentáveis na aviação comercial."

Para Carlos Carneiro, coordenador do curso da Universidade Anhembi Morumbi, muitos projetos ligados à energia limpa serão estimulados pelo governo. "O papel da universidade é preparar os futuros engenheiros para quando essas oportunidades surgirem."

*

O que faz: desenvolve projetos de uso de energia renovável de fontes não finitas, como solar e eólica
Perspectivas: falta mão de obra, apesar do aumento da demanda por matrizes energéticas limpas
Salário aproximado: R$ 8.000
Onde estudar: Universidade Anhembi Morumbi

*

Diretor de relações com investidores

Tão importante quanto praticar sustentabilidade dentro de casa é ter capacidade de transmitir esse conceito a clientes, fornecedores, imprensa e investidores.

Com a economia verde consolidando-se em diversos setores do mercado mundial, essas atividades ficarão concentradas nos profissionais de RI (relações com investidores).

Presentes na vida de empresas com ações na bolsa ou daquelas que pretendem receber investimentos de fundos que compram fatias de "startups" para vitaminá-las, os profissionais de RI devem estar entre os mais requisitados pelo mercado.

"Esse especialista começa a puxar a fila entre os mais procurados pelas empresas", diz Carlos Rossin, diretor da consultoria PwC Brasil (Pricewaterhouse Coopers).

"Não basta contar com um profissional que ajude a desenvolver a sustentabilidade internamente. O RI é o mais indicado para levar a sustentabilidade do muro para fora, fazendo a interface entre a empresa e o mundo", diz.

*

O que faz: traduz as práticas de sustentabilidade da empresa para o público externo (investidores, imprensa, fornecedores e clientes)
Perspectivas: é um profissional fundamental nas organizações
Salário aproximado: R$ 10 mil
Onde estudar: Fipecafi

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag