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17/06/2012 - 07h05

Agora é que são elas

KATIA SIMÕES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O cenário é indiscutivelmente diferente do passado. Mas, embora a ascensão profissional das mulheres no mundo corporativo seja uma realidade, os números mostram que, mesmo ocupando cargos similares, homens e mulheres ainda recebem salários diferentes. Se, em 2009, os homens ganhavam em média 24,1% a mais que as mulheres, em 2010 essa diferença subiu para 25%, de acordo com o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2010 as mulheres receberam, em média, 2,8 salários mínimos, enquanto a remuneração dos homens foi de 3,5 salários, de acordo com dados do Cadastro Central de Empresas do IBGE.

Os resultados dos relatórios do Banco Mundial e do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) confirmam os números.

Com uma participação significativa de 40% no mercado de trabalho global e com mais de 51% das matrículas em cursos de formação universitária, a mulher ainda trabalha mais, recebe menos e encontra um cenário de disparidade nas mesas de decisões corporativas.

De acordo com o IBGC, de 2.647 posições de conselho efetivas no Brasil, em um universo de 454 empresas pesquisadas, apenas 7,71% das cadeiras são ocupadas por mulheres. O índice cai para 2,97% no cargo de diretor-presidente e para 3,9% na função de presidente.

Na prática, contudo, não é difícil encontrar profissionais que deitam por terra todos os dados estatísticos. "No passado, elas eram exceção, mas não são mais", afirma Ana Paula Pagan, 33, psicóloga e gerente-executiva da consultoria Staut RH.

Simon Plestenjak/Folhapress
Fátima Morganti é diretora de serviços de suporte da HP e a única mulher a ocupar esse cargo na empresa
Fátima Morganti é diretora de serviços de suporte da HP e a única mulher a ocupar esse cargo na empresa

Segundo ela, há quase uma década as empresas já não discriminam em seus perfis de vagas se preferem homens ou mulheres para determinada função. "A maioria detalha o perfil do profissional que procura nos quesitos bagagem cultural, experiência, características de comportamento e liderança", ressalta.

Formada em propaganda e marketing, com MBA em tecnologia de internet, Fátima Morganti, 43, diretora de serviços de suporte da HP, navegava em territórios reconhecidamente masculinos desde os tempos de colégio. Fez curso técnico de eletrônica e foi a primeira mulher a ser contratada na área técnica da empresa Ediza Eletrônica Digital, mais tarde comprada pela HP. Lá, fez carreira, a ponto de aos 20 anos supervisionar uma equipe de 45 homens. "Fui a primeira mulher a ocupar a diretoria de 'global delivery' (logística externa) na companhia em todo o mundo", diz. "É claro que a minha primeira liderança não foi fácil. Eu tive de manter uma postura firme e profissional, sem deixar a flexibilidade de lado quando era necessário."

 

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