Publicidade
20/01/2013 - 06h50

Crescimento do Brasil estimula aprendizado de novos idiomas

ANNA CAROLINA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o estreitamento das relações do Brasil com outros países emergentes, começam a surgir e a se firmar cursos de idiomas pouco usuais.

Há quatro anos, a Wizard lançou o curso de mandarim. Hoje, 10 mil alunos aprendem o idioma na rede. "Com o aumento do comércio bilateral, observamos um aumento significativo na procura por esse idioma", diz Carlos Martins, dono do Grupo Multi.

O estudante de marketing William Mendes, 23, fez cinco meses de aula no Instituto de Mandarim Yuan De. Ele sempre teve curiosidade em relação ao idioma e, com o crescimento do país, achou que era boa ideia aprender.

Luís Testa, da Catho, site que anuncia vagas de empregos, afirma que há demanda por profissionais que falam árabe, coreano e russo.

Especialista indica formas para sair do nível intermediário em um idioma
Cursos com aulas sob medida são tendência
Sites oferecem aula gratuita de idioma, mas sucesso depende de dedicação

"Temos uma nova dinâmica do mercado brasileiro e a demanda acaba trazendo necessidades diferentes [para as empresas]", diz.

Karime Xavier/Folhapress
William Mendes, 23, que começou a estudar chinês no Instituto de Mandarim Yuan De
William Mendes, 23, que começou a estudar chinês no Instituto de Mandarim Yuan De

Sérgio Sabino, da consultoria Page Group, especializada em recrutamento de profissionais, ressalva que é preciso cautela ao escolher um curso. "Aprender sempre vale a pena, mas na hora de escolher um idioma com pretensão corporativa, inglês e espanhol são carros-chefe."

Segundo a Michael Page, associada ao Page Group, especializada no recrutamento de executivos para média e alta gerência, 80% das vagas exigem domínio de inglês. "Não dá para querer aprender mandarim ou até francês sem ter segurança no inglês."

Ele destaca que o terceiro idioma deve ser escolhido quando há perspectivas profissionais que dependem daquele conhecimento. "Se o profissional já tiver um bom nível de inglês e espanhol e perceber que tem chance de crescer na carreira, vale a pena buscar essa qualificação."

A língua árabe, por exemplo, tem se destacado. No Centro Cultural Árabe-Sírio, foram 600 inscritos em 2012.

O crescimento da Índia, onde parcela significativa dos executivos falam inglês, motiva procura, mesmo que discreta, por cursos de hindi.

A oferta é limitada. No Centro Cultural Indiano, em São Paulo, um curso de hindi foi fechado com a saída do professor. Há um grupo de estudo com 25 participantes, liderado por um ex-aluno que se voluntariou. Desde então, eles tiveram de recusar a inscrição de quase 30 alunos.

[an error occurred while processing this directive]
 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag