Publicidade
20/01/2013 - 06h53

Escolas têm cursos aliados a lições de literatura, culinária e música

ANNA CAROLINA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

O estudante de publicidade Lucas Meneghin, 21, praticante de italiano há seis anos, aproveitou as férias para aperfeiçoar a língua cantando músicas populares em uma escola de italiano.

Editoria de Arte/Folhapress

"É uma experiência fantástica. Funciona como uma troca de figurinhas entre os alunos", conta Meneghin. "Além disso, é uma ótima maneira de manter o contato com a língua durante as férias."

Especialista indica formas para sair do nível intermediário em um idioma
Cursos com aulas sob medida são tendência
Sites oferecem aula gratuita de idioma, mas sucesso depende de dedicação

Na Aliança Francesa, um francês sommelier fala sobre vinhos enquanto os alunos degustam a bebida. A escola também oferece jantar-aula.

"Ensinar uma língua dissociada da cultura é algo muito chato. Você aprende as regras da gramática e depois é preciso praticar", diz o professor de italiano Luigi Ghermandi. Ele inventou um curso que mistura aulas de italiano com lições de culinária.

Para aprender inglês ou russo, há cursos que focam a leitura de clássicos.

O propósito de programas, atrelados a gostos culturais, diz Marc Boisson, da Aliança Francesa, não é substituir o curso tradicional, mas, sim, complementar o aprendizado. "É possível aprender sem a cultura, mas, se você estudar desconsiderando a cultura, não vai estar pronto para conhecer o país."

Para Roberto Cipro, fundador da escola Monte Bianco, o curso é uma maneira de vivenciar comportamentos de cada povo. Ele diz, por exemplo, que o brasileiro gosta de encostar nas pessoas enquanto conversa. "O italiano não suporta isso."

Karime Xavier/Folhapress
Lucas Meneghin, que fez cursos de músicas populares italianas
Lucas Meneghin, que fez cursos de músicas populares italianas
[an error occurred while processing this directive]
 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag