Publicidade
28/04/2011 - 08h00

Setor de turismo abre 1.238 vagas

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem gosta de lidar com o público tem boas chances de achar vagas na área de turismo, que registra crescimento de vagas --boa parte delas exige formação em nível fundamental ou médio.

O setor de acomodação, alimentação, reparos e manutenção do Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego), que comporta hotéis, restaurantes e outros empreendimentos, está em terceiro lugar na geração de empregos em 2011.

Mateus Bruxel/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 29-10-2010, 18h00: Hóspedes no saguão do Novo Hotel Jaraguá, no centro de São Paulo (SP). (Foto: Mateus Bruxel/Folhapress, MERCADO)
Hóspedes no saguão do Novo Hotel Jaraguá, que fica no centro de São Paulo (SP)

De janeiro a março foram criados 64,2 mil empregos, desempenho que só perde para os setores de comércio, administração de imóveis e serviço técnico profissional (107 mil vagas) e construção civil (77 mil vagas).

A Decolar.com, que vende passagens, hotéis, pacotes e aluguel de veículos, abriu mil postos na América Latina, 550 deles no Brasil.

De acordo com o presidente da empresa, Alípio Camanzano, 300 vagas são para atendimento ao consumidor. "Há clientes que fazem a navegação e preferem terminar a compra pelo telefone", diz.

Outras 150 vagas são para vendas, e as demais se dividem entre tecnologia e administração. "Em geral contratamos quem está terminando a faculdade de turismo."

EMPREGOS EM HOTÉIS

A Accor, rede que opera bandeiras como Ibis, Mercure e Sofitel, oferece 90 postos, a maioria em atendimento e manutenção. "Em alguns casos, não exigimos nem [domínio de] idioma", comenta Marcelo Reis, diretor de recursos humanos da rede.

Para o executivo, é essencial ter simpatia e traquejo com o público. Não é preciso experiência, pois a empresa oferece treinamento.

A IHG, também do ramo de hotelaria, realizou há alguns dias processo para preencher cem vagas, mas deve abrir novo processo no segundo semestre. Os locais de trabalho são os hotéis InterContinental São Paulo, Staybridge Suites São Paulo, Holiday Inn Parque Anhembi e Holiday Inn Express Sumaré.

Segundo a gerente de recursos humanos, Tatiana Rudinger, os departamentos com maior número de vagas são alimentos e bebidas, governança e recepção.

Quem deseja passar um tempo em cruzeiros também conta com oportunidades. Elkin Montoya, consultor da Costa Cruzeiros, diz que é preciso ter segundo grau completo e algum nível de inglês.

A escolaridade é exigência legal para a realização do curso de segurança marítima. O idioma é para que o profissional consiga se comunicar em caso de emergência.

Já quem vai trabalhar em recepção precisa ter um segundo idioma, como o italiano, o alemão e o francês.

QUEM ESTÁ CONTRATANDO

Accor
Vagas: 88
Cargos: diversos, principalmente na área operacional (recepção, manutenção e serviço)
Perfil do candidato: não divulgado
Salário: não divulgado
Benefícios: normalmente assistência médica, convênio com farmácia e refeição
Como se candidatar: cadastro em www.accorjobs.com, no link "Geographical Area"

Azul
Vagas: 100
Cargos: analista financeiro, agente de carga, agente de aeroporto, analista de desenvolvimento de recursos humanos, comandantes e copilotos, técnicos de manutenção de aeronaves, supervisor de atendimento ao cliente e outros
Salários: não divulgados
Benefícios: alimentação, assistência médica e odontológica, plano de previdência privada
Como se candidatar: cadastro em www.voeazul.com.br, no link Trabalhe com a Azul.

Costa Cruzeiros
Vagas: 500
Cargos: auxiliares, assistentes, atendentes, cozinheiros, garçom e garçonete
Salário: entre US$ 430 e US$ 1.450
Benefícios: alimentação, moradia e assistência médica durante o período contratual (oito meses), passagem de volta até o país de origem no fim do contrato, seguro, transporte aéreo e terrestre até o local de embarque
Como se inscrever: enviar currículo em inglês para paismontoya@uol.com.br, até 13/5

Decolar.com
Vagas: 550
Cargos: nas áreas administrativa (50), comercial (150), operacional (300) e de tecnologia (50)
Perfil do candidato: conhecimento e formação na área (tecnologia) e experiência desejável no segmento de turismo ou vontade de atuar no setor (demais departamentos)
Salários: não divulgados
Benefícios: não divulgados
Inscrições: enviar currículo para trabalheconosco@decolar.com

IHG
Vagas: não definidas
Cargos: agente de reserva, agente de serviço, ajudante de confeitaria, ajudante de garçom, aprendiz de alimentos e bebidas, aprendiz de controladoria, arrumadeira, auxiliar de manutenção, caixa, estagiários (governança, recepção, recursos humanos e reservas), garçom, mensageiro, recepcionista, mecânico de refrigeração e repositor
Perfil do candidato: inglês intermediário ou fluente, experiência de seis meses, disponibilidade para trabalhar seis dias por semana.
Salários: não divulgados
Benefícios: assistência médica e odontológica, restaurante no local e vale-transporte
Inscrições: cadastro em www.ihg.jobs ou envio de currículo para rh@ihgbrasil.com

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag