Publicidade
04/05/2011 - 07h44

Pedido de aumento depende de avaliação positiva do chefe

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se você está pensando em pedir um aumento para o chefe, há uma boa chance de conseguir, aponta uma pesquisa da consultoria norte-americana Grant Thornton.

O International Business Report mostra que 85% dos empresários brasileiros que participaram do levantamento pretendem aumentar o salário dos funcionários neste ano.

Há empresas que tomam a iniciativa e oferecem aos funcionários um salário maior ou mais benefícios. Quando isso não acontece e o funcionário sente que merece o reconhecimento financeiro, no entanto, a situação pode ser delicada.

"É preciso provar o merecimento [de aumento]", comenta Mônica Veridiano, analista de recursos humanos da consultoria Global Network.

O momento para o profissional abordar a chefia é após a entrega de um projeto bem-sucedido ou de uma boa avaliação de desempenho, analisa Pedro Scigliano Jr, gerente da Meta RH.

A dica de Veridiano é mostrar a importância do trabalho para resultados da empresa e para a evolução da equipe. Ela lembra que é preciso estar atento ao humor do chefe e à situação financeira da empresa.

O gerente de operações Alberto Reis já pediu aumento em uma empresa em que trabalhava. Ele conta que já havia sinalização de que isso aconteceria.

ABORDAGEM

A prática de pedir aumento, contudo, não é bem avaliada por todos. Cintia Bortotto, consultora de recursos humanos, é contra a iniciativa. "Se o colaborador está insatisfeito pode comentar com o chefe, mas nunca exigir", diz.

Mesmo assim, se o profissional optar por conversar sobre o salário com o chefe, ela diz que é preciso abordá-lo com um pedido de "feedbacks" sobre o trabalho. "Nesse momento, pode-se sutilmente trazer dados sobre a remuneração no mercado."

Se o profissional receber um não, deve avaliar se continua na empresa e até quando. "Também cabe avaliar o motivo do não e a percepção do outro acerca de seu trabalho."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag