Publicidade
13/06/2011 - 07h10

Cresce busca de mulheres por cursinho preparatório

LÍGIA MENEZES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cresceu o número de mulheres em cursos preparatórios para concursos. Escolas como Academia do Concurso, Concurso Virtual e Mestre dos Concursos são algumas das que dizem ter registrado aumento neste ano.

No Concurso Virtual, elas representam 62,67% da procura, segundo Marcelo Marques, diretor da empresa. Há turmas, afirma ele, que totalizam 80% de mulheres.

Luciana Whitaker/Folhapress
Lia Salgado, que foi aprovada no quarto concurso público
Lia Salgado, que foi aprovada no quarto concurso público

O site Mestre dos Concursos, que disponibiliza videoaulas, também constatou o aumento da procura de mulheres neste ano -de 22% em março para 34% em junho.

Para consultores, a jornada de trabalho está ligada a esse movimento. "Na iniciativa pública, há horários de entrada e de saída e não existe aquela competição, processo pesado de seleção natural que há no setor privado", conta Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso.

Na escola, o número de mulheres passou de 44% em 2008 para 53% em 2011.

"Malho, corro e nado quase todos os dias", diz Ana Alessandra Cesar Santos, 36, recém-aprovada para trabalhar na Polícia Civil do Rio de Janeiro, sobre a escolha do funcionalismo público.
estabilidade

Para Lia Salgado, 50, fiscal de rendas do Rio de Janeiro, o salário mais competitivo que o da iniciativa privada e a estabilidade no emprego foram os fatores que mais pesaram na decisão de investir na carreira pública. No último concurso, realizado em 2010, a remuneração inicial era de R$ 11.439,60.

Reprovada por três vezes, ela ficou três anos sem emprego fixo, mantendo-se com a renda do ateliê de pintura em tecido que havia criado. "Eu me matriculei em um cursinho, e meu pai pagou."

Segundo o Ministério do Planejamento, o número de servidoras do Poder Executivo em 2010 era de 45,3% -em 2008, de 43,9%. No mercado formal de trabalho, em 2010, as mulheres somaram 41,6%, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag