Publicidade
14/07/2011 - 07h11

Instituições oferecem bolsa de estudos em 4 países

CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO

Jovens profissionais e pesquisadores podem encontrar oportunidades para se aperfeiçoar no exterior. Instituições internacionais de várias áreas estão com inscrições abertas para bolsas de estudos, com oportunidades para quem quer fazer pesquisa, especialização, pós-graduação e cursos livres.

ALEMANHA

Pesquisadores verdes

Jovens cientistas interessados em sustentabilidade podem se inscrever para concorrer a bolsas de pesquisa na Alemanha.

Os 20 vencedores da terceira edição do Green Talents poderão participar de fórum científico por dez dias no terceiro trimestre deste ano. Em 2012, eles voltarão à Alemanha para ficar três meses com bolsa de pesquisa.

É possível se inscrever até 29 de julho. O candidato deve encaminhar currículo, incluindo pesquisas já feitas e publicações, carta de recomendação com a opinião de um especialista sobre sua carreira e sua atuação como cientista e texto argumentativo explicando os motivos pelos quais quer participar do fórum de pesquisa e suas expectativas.

Políticas públicas

Os interessados em fazer pós-graduação no exterior podem se inscrever até 31 de julho para o programa alemão de pós sobre políticas públicas e boa governança e para os cursos com temática sobre países em desenvolvimento.

As bolsas são oferecidas pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, com valor de 750 euros mensais, mais ajuda de custo para passagem aérea, curso preparatório de alemão e seguro saúde.

A lista dos documentos, que devem estar em inglês ou alemão, pode ser acessada no site do Daad (serviço alemão de intercâmbio acadêmico). Para concorrer às bolsas, é preciso ter graduação completa em administração, ciências sociais e políticas, direito ou relações internacionais e conhecimentos em inglês.

ESPANHA

Especialização em neurologia

Para jovens neurologistas interessados em desenvolver pesquisa básica, clínica e terapêutica sobre esclerose múltipla, a Merck Serono em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia, oferece bolsa de pesquisa em Barcelona.

As inscrições vão até 11 de agosto, e os candidatos devem encaminhar a documentação, com ficha de inscrição, por carta para r. Vergueiro, 1.353, sala 1.404, 14º andar, edifício Towers Office, São Paulo, SP.

Para participar, é preciso estar formado há, pelo menos, três anos e há no máximo 10, ter CRM e inglês fluente e estar associado a uma instituição de ensino no Brasil.

O processo de seleção inclui provas escrita e prática e análise de currículo, de pré-projeto e do projeto final. O ganhador terá bolsa de R$ 5 mil mensais durante 12 meses para atuar junto ao Centre d'Esclerosi Múltiple de Catalunya.

Mais detalhes estão disponíveis no site da academia.

Jovens jornalistas

Jovens jornalistas têm até o dia 20 de julho para se inscrever no Programa Balboa, que vai de fevereiro a julho do próximo ano.

Pelo programa, os candidatos têm 200 horas-aula e trabalham por 896 horas em um veículo de comunicação, empresa ou instituição privada em Madri. Os participantes do programa têm bolsa mensal, custos de passagem e seguro médico pagos pelo programa.

Para se inscrever, é preciso ter menos de 32 anos até a data da viagem e alto nível de espanhol, comprovado por certificado.

ITÁLIA

Moda e design

Profissionais de moda e design interessados em estudar na Itália podem se inscrever nos cursos oferecidos pelo Instituto Europeu de Design.

Para os cursos de duração de um ano, os candidatos devem se inscrever até outubro. Os programas começam em janeiro do próximo ano.

ISRAEL

De tecnologia a desenvolvimento rural

Quem quiser ampliar os conhecimentos em recursos humanos ou em temas específicos como prevenção da evasão escolar pode se candidatar aos cursos que a Embaixada de Israel e o Centro de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores oferecem. Dependendo do curso, as inscrições vão de 20 de julho a 25 de setembro.

O de desenvolvimento profissional para professores em serviço vai de 29 de agosto a 22 de setembro de 2011. As inscrições ficarão abertas até o dia 20 de julho.

Para o de projetos de desenvolvimento rural integrado, que ocorrerá de 18 de setembro a 12 de outubro, os candidatos devem se inscrever até o dia 5 de agosto.

O site da Embaixada de Israel traz informações sobre inscrição e a lista dos cursos oferecidos.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag