Publicidade
18/07/2011 - 07h19

Administração, direito e pedagogia mudam perfis

EDSON VALENTE
EDITOR-ADJUNTO DE SUPLEMENTOS

Atualizado às 15h05.

Nos próximos anos, novos caminhos deverão ser trilhados nas três profissões que mais têm inscritos nos cursos de graduação do país.

Juntas, as carreiras de administração (1.102.579 matriculados), direito (651.730) e pedagogia (573.898) respondem por 39% dos estudantes que ingressam nas faculdades brasileiras, segundo o último Censo da Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), de 2009.

O desafio para quem vai se formar é diferenciar-se no mercado de trabalho.

A Folha pediu a especialistas dessas três áreas que apontassem as tendências das profissões e os cursos mais indicados para o aperfeiçoamento dos recém-graduados. As orientações serão publicadas de hoje a quarta-feira em reportagens especiais.

O administrador do futuro deverá lidar com o conceito de lucro sustentável. Ética e transparência no trato com funcionários, acionistas, a sociedade e o ambiente nortearão a atuação do profissional.

Cursos que focam novos modelos de gestão estratégica são os indicados para a sua especialização. Os MBAs de Harvard, nos EUA, e do Insead, na França, figuram entre os mais recomendados.

No Brasil, pós-graduações da FIA (Fundação Instituto de Administração) e especialização na FGV (Fundação Getulio Vargas) se destacam.

O profissional de direito, por sua vez, terá de se preocupar com conflitos contemporâneos: a responsabilidade moral em pesquisas médicas, a convivência em meios eletrônicos, a necessidade de preservação da natureza.

Nesse contexto, pós-graduações lato sensu nas áreas ambiental, de relações de consumo, de propriedade intelectual e em direito eletrônico são as mais sugeridas.

Uma aproximação mais humanística na formação da carreira passará a ser percebida nos exames de concursos públicos, que deverão incluir questões relacionadas a psicologia e filosofia.

ONGS E HOSPITAIS
O educador encontrará boas oportunidades de carreira do lado de fora dos muros escolares. Seu trabalho será cada vez mais requisitado em hospitais, empresas e ONGs.Nas salas de aula, precisará estar apto a lidar com alunos com necessidades especiais.

Assim, entre os cursos sugeridos pelos especialistas, estão pedagogia hospitalar e educação especial inclusiva.

PROFISSÕES
Nesta segunda (18), especialistas avaliam quais os caminhos para se especializar em administração. Amanhã (19), será a vez de direito. Na quarta (20), profissionais indicam quais são os caminhos promissores para os graduandos de pedagogia.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag