Publicidade
18/07/2011 - 14h03

Evolução de carreira tradicional tende ao fim, diz especialista

LARA SILBIGER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lucro sustentável e valor agregado aos negócios são os fundamentos sobre os quais se firmará a carreira dos administradores nos próximos anos. Frente a essa tendência, especialistas recomendam que o maior contingente de graduandos do país se prepare para lidar com inovação, ética e governança no dia a dia corporativo.

Em entrevista exclusiva à Folha, Henri Vahdat, sócio-líder de gestão de capital humano da consultoria Deloitte, fala sobre áreas promissoras da administração.

Quais são as carreiras que mais se destacarão nos próximos dez anos?
Como serão os negócios do futuro determina quais serão as carreiras promissoras. Oferecer produtos e serviços de qualidade já não é um diferencial para se ganhar o jogo, mas apenas para entrar nele.

Hoje, o diferencial está na sustentabilidade e na inovação, que são o novo mantra dos negócios. Obter o lucro máximo começa a perder força para o lucro ótimo, que é aquele que gera valor a médio e longo prazos.

Que movimentos de mercado levaram ao protagonismo do lucro sustentável nas empresas?
Nas décadas de 1980 e 1990, as companhias investiram pesado na área de operação, na clássica cadeia de valor de uma indústria, com ênfase em qualidade e processos.
Nos anos 2000, por sua vez, se deu a corrida rumo à inovação nos modelos de negócio, com novas proposições de valor e intermediação.

Atualmente, vivemos a transição de economias focadas em qualidade e processos para inovação e sustentabilidade. Se os negócios evoluíram dessa forma, é nessa direção que as carreiras vão caminhar.

Então quais são elas?
As carreiras que se destacarão são aquelas que fazem uso da inteligência de mercado para inovar por meio de negócios sustentáveis. Mas não podemos deixar de citar também as áreas ligadas à governança corporativa, que são o conjunto das práticas de alta gestão e que envolvem gerenciamento de risco e planejamento estratégico de longo prazo.

Gestão do capital humano, para lidar com segmentos críticos da força de trabalho, e administração com foco em TI (tecnologia da informação) também têm se apresentado como carreiras de destaque.

Qual o espaço que se desenha para o empreendedorismo no Brasil?
O país faz parte do conjunto dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e está em condição favorável de crescimento e atratividade de novos negócios.

Nesse contexto, o empreendedorismo tende a ganhar mais espaço, desde que também se oriente para a inovação e a sustentabilidade.

De um lado, temos um cenário econômico favorável, mas, de outro, há um contingente de graduandos em administração da ordem de 1.102.579 alunos, segundo o mais recente Censo da Educação Superior, realizado pelo MEC (Ministério da Educação). O mercado tem condições de absorver tanta gente?
As empresas precisam de profissionais com conhecimento em áreas críticas para o sucesso do negócio, que são justamente aquelas ligadas ao modelo de gestão.

Eu me refiro, mais precisamente, ao modelo de liderança, governança, cultura empresarial, retenção e desenvolvimento de talentos, estrutura organizacional e competências da empresa.

E qual será o perfil do administrador do futuro?
Ele deverá ter uma visão mais sistêmica dos negócios; cuidar destes, mas também das pessoas; ter pensamento inovador e disruptivo para chegar primeiro ao futuro; compreender que inovação e sustentabilidade precisam permear todas as atividades de uma organização; e, sobretudo, não se preocupar com as carreiras tradicionais, porque a evolução já não se dá em degraus sucessivos.

Se o encarreiramento tradicional tende ao fim, qual será o modelo que o substituirá?
Já são cada vez mais comuns em empresas de ponta os deslocamentos laterais para, por exemplo, complementar a formação antes de se galgar uma posição mais alta.

Nesse modelo de carreira, chamado de "malha corporativa", a estrutura é matricial, as competências definem o trabalho, as trilhas de progressão são multidirecionais e existe alta mobilidade dos colaboradores para atuar em diferentes projetos, países e times como forma de propiciar o crescimento profissional e pessoal do colaborador.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag