Publicidade
30/07/2011 - 07h51

Especialistas ensinam a organizar currículo

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Criar um currículo organizado e claro é fundamental na hora de buscar uma nova oportunidade de trabalho. Gafes como erros ortográficos, informações incompletas e falta de formatação podem minar as chances de um candidato.

Ser objetivo é uma das principais exigências do mercado, aponta Patrícia Prieto, gerente de captação de talentos da Monsanto do Brasil, multinacional do setor de biotecnologia. "O candidato deve escrever o currículo para que os recrutadores entendam seu histórico como um todo, não apenas para pontuar suas experiências", destaca a especialista.

Colocar capa no documento é estratégia ultrapassada e errada para empresas que têm perfil sustentável, afirma Manoela Costa, gerente da Page Talent, unidade destinada a jovens profissionais da consultoria Michael Page. "O ideal é que o currículo tenha até duas páginas", aconselha ela, que também sugere o uso de papel reciclado.

O histórico profissional, segundo as especialistas, deve ser organizado em ordem cronológica e contemplar experiências relevantes para o setor que o profissional deseja atuar. "É importante também destacar as contribuições e os projetos realizados em cada emprego", complementa Costa.

No tópico destinado a cursos e eventos, o ideal é inserir apenas os que tragam valor agregado ao currículo do profissional. Ou seja, "congressos obrigatórios da faculdade devem ser retirados", afirma a gerente da Monsanto.

Para João Paulo Camargo, sócio-gerente da Asap, consultoria de recrutamento, o espaço destinado a cursos complementares deve ser utilizado para valorizar o investimento do profissional em sua carreira. "Workshops e treinamentos atraem os recrutadores", destaca Camargo.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag