Publicidade
16/09/2011 - 07h05

Maquiagem conta pontos no trabalho

CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO

Quando o assunto é maquiagem, muitas mulheres torcem o nariz e fazem cara feia. Contudo, um rosto bem cuidado é cartão de visitas em qualquer empresa.

"O primeiro contato visual com uma pessoa é suficiente para moldar uma ideia a respeito dela", afirma Lorena Mello Borja, gerente de tendências da Contém 1g, de cosméticos.

A maquiagem, afirma, tanto pode passar uma imagem de clareza, cuidado e firmeza, como uma de desleixo. Dependendo da ocasião, a maquiagem torna-se essencial para ter atenção em uma reunião, para ser ouvida durante um almoço e até para conquistar um aumento.

Mas tudo isso, aponta Borja, se estiver na dose certa. "Tudo o que é muito e forte envelhece", afirma.

CORES E NUANCES
Uma maquiagem perfeita começa com uma pele bem preparada: limpa, tonificada e hidratada.

Antes de pegar o pincel, contudo, é preciso fazer algumas avaliações, como seu tipo de pele e a ocasião. "Cada situação requer uma marcação diferente no olhar", considera Borja. Algumas pedem "uma boca mais marcante".

Eduardo Anizelli/Folhapress
Profissionais da Contém 1g mostram a "[melhor maquiagem]":http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/4535-maquiagem-corporativa#foto-84473 que as mulheres podem usar em cada ocasião de trabalho
Profissionais da Contém 1g mostram a melhor maquiagem que as mulheres podem usar em cada ocasião de trabalho

A escolha das cores é fundamental. A especialista diz que apostar nos "nude" ou róseos ajuda a profissional a não errar a mão.

"Quando a gente fala de trabalho, tudo tem de ser mais leve", orienta Borja.

Para uma entrevista de emprego, por exemplo, é recomendada a predominância das cores neutras, bem como no dia a dia no trabalho. "Com isso, a pessoa que está lhe ouvindo presta atenção em você."

Em reuniões dentro da empresa, ou fora, como em cafés e almoços, o ideal é intensificar a área dos olhos com lápis e sombra. Nesse caso, a boca deve trazer tons claros.

Para pedir aumento, por exemplo, a situação é contrária. "O batom forte e os olhos menos marcados fazem o ouvinte prestar atenção no que você está falando", afirma Borja.

Uma dica é escolher um só ponto do rosto para reforçar a maquiagem. Se o batom é intenso, suavize o olhar. "Cores fortes [em todo o rosto] tiram a atenção."

Veja na galeria, os "makes" preparados por Adriane Ishida, gerente de didática dos cursos da Contém 1g, para cada ocasião de trabalho.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag