Publicidade
19/09/2011 - 07h17

Seleção longa desmotiva candidatos em processo seletivo para trainee

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Para fazer parte da primeira turma de trainees do Grupo Fleury, de medicina diagnóstica, no ano passado, a economista Amanda Abuchain, 25, passou por um processo seletivo de três meses.

Entre dinâmicas, entrevistas e testes on-line, ela diz que enfrentou momentos de "agonia, tensão e cansaço". "Segurava o celular e checava o e-mail a toda hora esperando o retorno da empresa."

Eduardo Anizelli/Folhapress
Amanda Abuchain, trainee do Grupo Fleury, passou por processo seletivo de três meses
Amanda Abuchain passou por seleção de três meses

Em média, esses tipos de processo de seleção são ainda mais longos que o de Abuchain. É o que aponta uma pesquisa feita em agosto pela Page Talent, de recrutamento, com cem trainees e ex-trainees e obtida com exclusividade pela Folha.

Pelo levantamento, 40,8% das seleções levam mais de quatro meses; algumas chegam a durar seis meses. A demora, de acordo com Danilo Castro, diretor da Page Personnel, deve-se à dificuldade em organizar os programas. "Temos que garimpar talentos a partir de uma lista enorme de candidatos."

A morosidade, contudo, desmotiva os jovens, diz. "Temos uma taxa de evasão de 10% por processo." Atual trainee da Whirlpool, de linha branca, a relações-internacionais Letícia Mendonça, 22, participou de um processo seletivo de seis meses. "O que me ajudou a continuar foi não estar trabalhando", comenta.

Para otimizar o tempo, a Cia de Talentos tem equipe de inovação que desenvolve projetos para os programas. "Reforçamos o uso da internet [na seleção]", explica a diretora Carla Esteves. Nos processos da consultoria de RH Grupo Foco, "painéis e entrevistas ocorrem no mesmo dia", cita Renata Schmidt, diretora da Foco Talentos.

REMUNERAÇÃO

Participar de um programa de trainee não é garantia de salário maior após o seu término. Segundo pesquisa da Page Talent, 44,4% dos ex-trainees recebem até R$ 4.000 - salário de 30,9% dos jovens que ainda participam dos programas. Nenhum dos entrevistados afirmou receber mais de R$ 7.000.

Esse cenário, segundo Danilo Castro, diretor da Page Personnel, não é ruim. "Eles [ex-trainees] já têm um salário bom e conseguem uma remuneração melhor quando crescem na organização."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag