Publicidade
04/10/2011 - 07h30

Entidades criam site de vaga por área

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

Para facilitar a ponte entre empresas e profissionais que buscam colocação no mercado, entidades setoriais criam o próprio banco de talentos.

A ideia é ter uma gama de currículos mais direcionada, composta apenas por documentos de trabalhadores que têm interesse em atuar na área -- ainda que isso reduza o número de candidatos.

O Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas), por exemplo, lançou seu banco de talentos em 2010, após identificar que profissionais deixavam a área de atuação por dificuldades de recolocação.

"Há propensão à desistência de quem não consegue [posto] como assistente ou analista contábil, e não queremos que eles desistam [da profissão]", diz Viviane Bersi Takeuchi, gestora de assuntos corporativos da entidade.

O sistema da entidade, atualmente, conta com 520 currículos e 210 escritórios de contabilidade.

Para cadastrar o documento ou o escritório, é necessário ser associado ao Sindcont.

Diretor de um fundo de pensão, Luiz Augusto Brito de Macedo, 51, inscreveu-se gratuitamente no banco de talentos da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) no começo deste ano, época em que esteve desempregado.

Segundo ele, um banco de currículos específico do setor passa credibilidade para empregadores. "No segmento de renda complementar, essa é a principal ferramenta para encontrar funcionários, pois é um mercado muito restrito", considera Macedo.

CAMINHO

Outra proposta dessas iniciativas, que geralmente não têm custo para o trabalhador, é atrair profissionais que queiram atuar em empresas do ramo, mas que não sabem como começar.

Esse é o caso do banco de talentos da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que funciona desde maio deste ano. Atualmente, segundo a entidade, há cerca de 36 mil currículos cadastrados.

Segundo Nicolino Eugênio da Silva Jr., da Febraban, a ideia surgiu da necessidade "de um repositório de currículos que oferecesse base mínima de conhecimento sobre o setor para pessoas que quisessem atuar no segmento".

Foi assim que Wagner Paulo Magalhães, 23, conseguiu vaga de auxiliar administrativo do Banco Votorantim.

"A ferramenta é mais interessante [do que sites de cadastro de currículos] porque tive acesso às empresas nas quais eu queria trabalhar", diz Magalhães.

OUTROS SITES ESPECIALIZADOS
Abras (Associação Brasileira de Supermercados)
Adirpi (Associados Distribuidores e Importadores de Rolamentos e Peças Industriais)
CNI (Confederação Nacional da Indústria)

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag