Publicidade
21/10/2011 - 07h28

Curso on-line internacional é opção a viagem

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O desejo de conseguir uma posição fora do Brasil levou Alessandra Alonso, 35, a buscar um MBA em uma instituição internacional.

No entanto, ela não queria deixar seu trabalho. Assim, escolheu um programa "blended", em que a maior parte do conteúdo é cumprido pela internet -- algumas reuniões presenciais são realizadas durante o curso.

O fato de ser on-line não significa uma carga horária mais leve. O currículo é o mesmo do MBA presencial de meio período da instituição onde estuda, a IE Business School, sediada na Espanha.

"Ambos exigem dos alunos de 18 a 22 horas semanais", comenta Newton Campos, responsável pela modalidade "blended" da IE no Brasil.

A diversidade nos preços, porém, pode pesar na escolha. Em geral, cursos on-line são mais baratos que os presenciais, sem contar os custos de estadia no exterior.

Além da IE, outras entidades têm programas a distância que procuram replicar a prática presencial no mundo virtual. Um exemplo é a W.P. Carey School of Business, da Universidade do Estado do Arizona, no Arizona (EUA).

Tanto o programa "full time" (tempo integral) presencial como o on-line possuem a mesma quantidade de conteúdo. A diferença é que, no segundo, o participante tem 22 meses para finalizar os estudos, um a mais na comparação com o primeiro.

BAGAGEM

O perfil dos alunos que optam por MBAs a distância é o de profissionais em fase mais avançada na carreira, que não querem parar de trabalhar para estudar.

Na Babson College (Massachusetts, EUA), quem faz programas presenciais tem, em média, cinco anos de experiência profissional, contra dez anos de quem opta pela modalidade on-line.

Fazer um curso a distância não desabona o currículo do profissional, dizem especialistas. "O que importa é a bagagem adquirida", assinala Jacqueline Resch, da Resch Recursos Humanos.

A desvantagem, segundo Renata Filippi, sócia-diretora da consultoria Mariaca, "pode estar na menor interação com outros estudantes".

Ferramentas on-line e encontros presenciais periódicos dão conta do intercâmbio entre os alunos, assegura a estudante Alonso. Mas, para aproveitar as aulas e não se perder no curso, "é preciso ter disciplina e maturidade".

INVESTIMENTO

Leticia Moreira/Folhapress
Marcelo Silva obteve financiamento para MBA no exterior
Marcelo Silva obteve financiamento para MBA no exterior

Há quem prefira embarcar para o exterior, como Marcelo Silva, 30. Para bancar os custos, recorreu a um departamento de bolsas e de suporte financeiro da instituição de ensino.

Obteve US$ 180 mil (R$ 317 mil) para estudar e se manter na Escola Wharthon da Universidade da Pensilvânia, primeiro lugar no renomado ranking do jornal "Financial Times" -- empatada com a London Business School, da Inglaterra.

Silva adquiriu empréstimo com banco parceiro da universidade a juros de 4,75% anuais para serem pagos em até 15 anos.

CURSOS A DISTÂNCIA NO EXTERIOR

Thunderbird School of Global Management
Duração: 28 meses (curso a distância com encontros presenciais)
Valor: US$ 68,8 mil (R$ 119.712)
Idade média dos alunos: 31 anos
Contato/matrículas: site da escola e 00/xx/1/602/978-7000

Universidade Estadual do Arizona - Escola de Negócios W.P. Carey
Duração: 23 meses (curso a distância com encontros presenciais)
Valor: US$ 53,2 mil (R$ 93.632)
Idade média dos alunos: 32 anos
Contato/matrículas: site da escola e
00/xx/1/480-965-3332

Babson College
Duração: 21 meses (curso a distância com encontros presenciais)
Valor: US$ 74 mil (R$ 128.760)
Idade média dos alunos: 28 anos
Contato/matrículas: site da escola e 00/xx/1/781/235-1200

IE Business School (Espanha)
Duração: 15 meses (curso a distância com encontros presenciais)
Valor: € 38 mil (R$ 91.200)
Idade média dos alunos: 31 anos
Contato/matrículas: site da escola, 00/xx/34/915-689-600 e 0/xx/11/3254-7636

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag