Publicidade
04/11/2011 - 17h13

SP precisa de centros de convivência, diz chefe do Instituto Francês

ANA PAULA CAMPOS
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

"Faltam espaços urbanos em São Paulo onde as pessoas possam se encontrar. A rua é feita para viver, e não apenas para passar. Utilizar esse espaço é melhorar a vida do cidadão".

Danilo Verpa/Folhapress
ORG XMIT: 365501_1.tif SÃO PAULO, SP, BRASIL, 20-04-2010: Fachada do antigo edifício Marian Palace, no centro de São Paulo (SP). O prédio foi reformado através da técnica "retrofit", método que consiste na reforma estrutural de imóveis antigos deteriorados, mantendo a fachada. O resultado é uma rentabilidade 30% maior para o contrutor e preços mais palatáveis ao consumidor. Sem terrenos para novos empreendimentos, o centro da cidade precisa de técnicas como essa para atrair novos moradores. (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, COTIDIANO)
Fachada do antigo edifício Marian Palace, no centro da cidade de São Paulo, reformado com a técnica "retrofit"

Essa é a opinião da chefe do departamento de arquitetura do Instituto Francês, Mônica Sendra, uma das responsáveis pelo seminário "Rendez-vous Metropolis? São Paulo - Entre megalópole e metrópole: estratégias de projetos urbanos", que aconteceu nesta sexta (4).

O evento reuniu renomados arquitetos franceses e brasileiros para discutir projetos urbanos no Centro de Convenções da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).

Uma das palestrantes do seminário, a arquiteta Nadia Somekh, observou a importância de os projetos de urbanização serem feitos com interlocução entre os setores de planejamento e imobiliário.

Um exemplo dessa aliança, segundo ela, são os edifícios "retrofit" (apartamentos antigos que são reformados estruturalmente, mantendo a fachada).

A convivência dentro dos espaços urbanos também é tema da Bienal de Arquitetura deste ano, "Arquitetura para Todos: Construindo Cidadania", aberta na última terça (1°).

A exposição é voltada ao público não especializado e se encerra no dia 4 de dezembro.

SERVIÇO
Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
QUANDO: até 04 de dezembro; ter. a dom., das 10h às 22h
ONDE: Oca, no Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3
QUANTO: R$ 10; crianças até 10 anos não pagam
Mais informações em www.nonabia.com.br

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag