Publicidade
21/11/2011 - 15h40

Evento exalta projetos arquitetônicos que priorizam as pessoas

ANA PAULA CAMPOS
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Uma arquitetura de qualidade deve priorizar o pedestre. Esse é a opinião do arquiteto Fernando Serapião, curador da primeira edição do evento Arq.Futuro, que começa hoje (21) e vai até quinta-feira (23).

O seminário, que se define como "de arquiteto para arquiteto", contará com palestrantes ilustres como o arquiteto João Filgueiras Lima (mais conhecido como Lelé), que colaborou com Oscar Niemeyer na construção de Brasília.

O objetivo do evento é discutir a arquitetura como "expressão artística e elemento de transformação social", segundo o site.

"A gente quer chamar a atenção para o papel da arquitetura e dar ferramentas para que a sociedade possa identificar um projeto de qualidade e, dessa forma, cobrá-lo do poder público", sintetiza Serapião.

Isadora Brant/Folhapress
Sao Paulo, SP, 12-05-2011. Vista da torre Alameda, do condom'nio de predios residenciais Horizontes, ainda em construcao. Os apartamentos tem vista eterna para a cidade universitaria. (Foto: Isadora Brant/Folhapress, IMOVEIS)***EXCLUSIVO FOLHA***
Vista da torre Alameda, do residencial Horizontes. Os apartamentos têm vista eterna para a cidade universitária

Em relação à cidade de São Paulo, o curador critica principalmente sua "arquitetura encastelada".

"A maneira como os projetos dão as costas para a cidade é agressiva. E, se você é agressivo com a cidade, ela será com você."

Para melhorar a qualidade de São Paulo, que cresceu conforme a sua necessidade sem grande planejamento, o arquiteto afirma que "devem ser feitas costuras", com investimento maciço em calçadas e em transporte público, fundamentais para viabilizar plenamente a locomoção dos pedestres.

Serapião também enfatiza que a arquitetura como expressão artística também está fora do debate.

"Construção é empilhar tijolos. Arquitetura é empilhar tijolos com a intenção de que aquilo espelhe um momento." Lembrando que um bom projeto vai durar por, ao menos, cem anos.

Serviço
Arq.Futuro
QUANDO: 21 a 23 de novembro de 2011
ONDE: Dia 21, na Universidade Presbiteriana Mackenzie; dia 22, no Museu Brasileiro de Esculturas (MuBE); dia 23, no Auditório Ibirapuera e Centro Universitário Belas Artes
QUANTO: Palestras nas universidades serão abertas ao público; no MuBE, somente convidados; e, no Ibirapuera, o ingresso custa R$ 40 (meia-entrada R$ 20)
MAIS INFORMAÇÕES: www.arqfuturo.com.br

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag