Publicidade
09/01/2012 - 07h00

Aplicativos para smartphone e tablet permitem testar cores na parede ou móveis no ambiente

CAMILA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nada de trena, nível e catálogos de tintas ou de revestimentos. Basta um tablet ou um smartphone para reunir algumas ferramentas usadas por arquitetos na reforma ou na decoração da casa --todas em aplicativos.

Os programas ajudam, entre outras coisas, a saber qual o ambiente mais quente da casa, a estimar o gasto com carpete e a escolher as cores e os móveis de um cômodo.

A partir da indicação de profissionais, a Folha selecionou 23 aplicativos gratuitos para facilitar a reforma e a decoração da casa.

Divulgação
É possível testar adesivos com o iDesign Wall Stickers
É possível testar adesivos com o iDesign Wall Stickers

COLORIDOS
Color Smart (Android), Home Decorator (iOS), Coral Studio (iOS), Sherwin Williams (Android e iOS) e Suvinil Cores (Android e iOS)
Para decidir entre tons de laranja para a parede na sala, os aplicativos aplicam as cores de tinta imobiliária sobre diversas fotos de ambientes. Os programas de fabricantes permitem identificar cores em um objeto, como uma roupa, e encontrar seu similar dentro do catálogo da empresa

iDesign Wall Stickers (iOS)
Simula adesivos de parede no seu ambiente. O teste pode ser feito em lugares reais ou em uma foto incluída no programa. Há desde opções bem coloridas até as mais discretas.

ARQUITETO DIGITAL
Magic Plan (iOS)
Faz a planta do ambiente. É só apontar a câmera para os cantos das paredes, sem sair do lugar. O programa estima as dimensões de cada lado e a área do local. É restrito a aparelhos com giroscópio, como iPad 2 e iPhone 4.

APRUMADO
iHand Level (iOS) e Nível (Android)
Serve como um prumo virtual, que indica se os objetos estão alinhados ou não. Evita que quadros e estantes fiquem tortos.

Divulgação
O Home Design 3D rojeta a decoração de ambientes
O Home Design 3D rojeta a decoração de ambientes

MOBÍLIA IMAGINÁRIA
Home Design 3D e uDecore (iOS)
Para quem tem dificuldade em imaginar a composição de um móvel no ambiente, o programa aplica peças digitais sobre fotos de espaços reais. O Home Design oferece uma galeria de móveis e de plantas arquitetônicas para criar projetos de decoração de casas ou de apartamentos.

MADEIRAS
Wood Species Lite (iOS)
Para acabamentos de madeira, o programa identifica o uso adequado de cada espécie, como revestimento de chão ou estrutura arquitetônica. Exibe propriedades como durabilidade, densidade e textura. A versão gratuita traz informações de 40 espécies.

IDEIAS DE DESIGN
ArkPad (iOS)
O catálogo de objetos de decoração compila produtos de lojas brasileiras e estrangeiras que indicam tendências em design.

Dwellinggawker (Android e iOS)
Reúne imagens inspiradoras de decoração. São fotos selecionadas de sites de todo o mundo dedicados a arquitetura e design.

ILUMINAÇÃO NATURAL
Sol Surveyor Lite (Android) e Sun Seeker Lite (iOS)
Durante a compra do imóvel ou no planejamento dos cômodos, os aplicativos mostram onde bate o sol da manhã (ambiente mais fresco) e o da tarde (mais quente).

PLANEJADOS
Autoclosets Móbile (iOS)
Permite desenhar seu próprio closet. O armário pode ter até seis divisões, cada uma delas com o revestimento, as prateleiras e as gavetas desejadas. A versão paga (R$ 7,33) oferece mais opções.

Divulgação
O Surface lista revestimentos
O Surface lista revestimentos

NA COBERTURA
Surfaces (iOS)
É um catálogo de revestimentos, como cerâmica e pedras. Os produtos não são vendidos no Brasil.

Carpet & Floors Calculators (Android e iOS)
Estima o preço do carpete para certa área com o valor de instalação. A versão Android custa R$ 1,84.

PARA CABER
My Measures Lite (iOS) e Photo Measures (Android)
Na dúvida se o sofá em liquidação cabe na sala, os programas permitem tirar a foto do objeto e marcar suas dimensões para checar em casa.

Converter (iOS) e Conversor de unidades (Android)
Transforma as medidas daquele projeto incrível de uma revista gringa, em polegadas, para outras unidades.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag