Publicidade
17/04/2012 - 18h01

A Milano. Dove, se no?

VERA GUIMARÃES MARTINS
ENVIADA ESPECIAL A MILÃO

Começou o 51º Salão Internacional do Móvel de Milão, com o gigantismo habitual, capaz de justificar o slogan que nomeia esse texto. Onde mais, se vangloriam os milaneses, se reuniriam 2.500 exibidores e os maiores nomes e marcas do design?

Maior evento mundial do gênero, seus números continuam impressionantes: são 209 mil m² totalmente tomados por mais três salões, entre eles a Eurocucina (evento bienal, em sua 19ª edição), a mostra de Banheiros e o Salão Satélite, voltado para novíssimos designers convidados no mundo todo.

Mas os Saloni também deixam claro que a crise econômica bateu à porta da Europa: no pavilhão principal, em vez de uma profusão de novidades, as marcas da vanguarda do design decidiram revisitar produtos famosos lançados em anos anteriores. Mudam as cores e os materiais, mas criadores e peças são majoritariamente os mesmos.

A sensação de dejà vú fica evidente no estande da Edra, empresa italiana responsável pelo lançamento mundial dos irmãos Campana. Os brasileiros praticamente monopolizam o espaço, mas a maioria das criações remetem a outros carnavais mais generosos. Lá estão o imenso sofá Boa (jiboia em italiano), as mesas e o bufê da linha Brasília, feita de pedaços de espelho sobrepostos, além da estante que simula uma oca e da indefectível cadeira Vermelha, agora em versão reluzente.

De novo mesmo, a pouco inspirada poltrona Cipria, obra dos Campanas, o Sfatto, de Francesco Binfaré, e o bufê Bois de Rose, bela peça de Massimo Morozzi. Em tempos bicudos, reciclar deixou de ser opção e virou palavra de ordem.

*

Ao longo dos próximos dias e notas, a Folha vai apresentar o que há de novo --ou nem tanto-- em Milão neste ano.

Edra/Divulgação
A poltrona Cipria, criada pelos designers brasileiros Humberto e Fernando Campana, para a empresa italiana Edra
A poltrona Cipria, criada pelos designers brasileiros Humberto e Fernando Campana, para a empresa italiana Edra
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag