Publicidade
12/08/2012 - 06h15

Morar em um cubículo pode fazer bem

JESSE MCKINLEY
DO "NEW YORK TIMES"

Você enfim conseguiu chegar à maior das cidades, mas só tem dinheiro para um miniapartamento --foi essa a situação delineada pelo prefeito Michael Bloomberg, de Nova York, ao anunciar um concurso de projetos para as chamadas "microunidades" de não mais de 28 m², provavelmente criadas sob medida para adultos solteiros, casais sem filhos ou duplas de pessoas muito amigas.

Construir um microapartamento como esse representa apenas metade da briga. Depois que a tinta secar, ainda será preciso mobiliá-lo. Mas não desespere: embora você tenha de viver em uma área inferior à de um quarto típico de motel, alguns especialistas dizem que mobiliar um espaço assim pode, na verdade, fazer bem à alma.

Apartamentos compactos despertam o interesse de construtoras e compradores

No exterior, dá para encontrar 'casa cubo' e 'apartamento cápsula'

Apartamento de um quarto também pode significar luxo

Móvel sob medida ajuda a usar melhor o espaço de um microapartamento

"O que as pessoas perceberam é que é estressante lidar com muitas coisas", disse Janet Laban, editora executiva do site Apartment Therapy.

"Viver de modo mais simples, como você será forçado a fazer em um espaço pequeno, pode levá-lo a ter uma vida menos estressante." Afinal, quem precisa da pressão que um closet pode exercer?

Simon Plestenjak/Folhapress
Os publicitários Cezar Coscelli e Leticia Soares no apartamento de 29 m² que dividem na Pompeia, em SP
Os publicitários Cezar Coscelli e Leticia Soares no apartamento de 29 m² que dividem na Pompeia, em SP

Além de encorajamento psicológico, Laban também oferece uma série de dicas práticas: enfatizar a luz natural, por exemplo, usar tinta com alto reflexo e superfícies reluzentes. Estantes nas paredes são essenciais, mas estantes móveis não são.

Além disso, como em um jornal, é crucial saber editar. Isso significa que o morador terá de se contentar com dois cálices de vinho, não com uma dúzia. O mesmo vale para louça, vasos e cabides.

"Você precisará de quantidade menor de todas as coisas", diz Laban. "E, embora possa receber pessoas, não vai realizar muitos jantares."

PIA SANITÁRIA

Seth Herzog, um humorista de Manhattan que viveu por muito tempo em um quarto de 10 m² (não, não erramos o número), também enfatiza o lado positivo de um apartamento minúsculo.

"Tudo de que você precisa está ao alcance de suas mãos", ele afirma, acrescentando que o morador precisa reduzir suas expectativas.

"Quando pessoas iam me visitar, eu avisava antes que morava em um espaço pequeno, muito compacto", conta. "É isso o que você está imaginando como pequeno? Pense na metade. E na metade de novo. E de novo. Agora sim você está chegando perto."

Isso posto, Herzog, cujo quarto não tinha cozinha ou banheiro --só uma pia-- diz reconhecer os problemas desse tipo de ambiente e admite que de vez em quando usava a pia para urinar.

Tradução de Paulo Migliaci

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag