Publicidade
25/04/2011 - 07h28

Exposições sobre arquitetura problematizam apropriação do espaço urbano

DE SÃO PAULO

Duas novas exposições na cidade de São Paulo abordam arquitetura. O Instituto Tomie Ohtake inaugurou "Arquitetura Brasileira - o Coração da Cidade, a Invenção do Espaço de Convivência", enquanto o MAM-SP (Museu e Arte Moderna) recebe a mostra francesa "Morada Ecológica".

O prédio concebido pelo arquiteto Ruy Ohtake recebe 110 projetos de espaços criados para agregar pessoas, como praças e espaços públicos. Com a curadoria de Julio Katinsky, professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), a exposição se concentra nos projetos da arquitetura moderna brasileira.

A mostra reúne nomes como David Libeskind, com seu Conjunto Nacional, Lina Bo Bardi, com o vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e Oscar Niemeyer, com o projeto do Parque do Ibirapuera. Os trabalhos são exibidos em fotos, maquetes e desenhos.

Adi Leite/Folhapress
Vista do M.A.M. [Museu de Arte Moderna de São Paulo], que desde 1968, ocupa uma área situada sob a marquise do parque Ibirapuera. [FSP-MAM.50-14.07.98]
MAM-SP, no Parque do Ibirapuera

No Parque do Ibirapuera, o MAM traz uma itinerância da Cité de l'Archictecure ET Du Patrimoine, de Paris. São mais de 50 projetos que mostram como a necessidade de preservar reservas naturais altera a arquitetura e o desenvolvimento urbano neste século.

Os projetos são apresentados em vídeos e apresentações divididas em 24 monitores e painéis explicativos. A mostra é dividida em quatro módulos. O primeiro deles apresenta os precursores do pensamento ecológico na arquitetura, como o americano Frank Loyd Wright e o brasileiro José Zanine.

Na sequência, há um panorama das práticas atuais pelo mundo, aqui estão nomes como o dos ingleses Sarah Wiggleworth e Jeremy Till, além do chileno Alejandro Aravena. E por fim, uma área dedicada à arquitetura francesas e seus novos talentos.

SERVIÇO

Arquitetura Brasileira - o Coração da Cidade
Onde: Instituto Tomie Ohtake - r. Coropés, 88, Pinheiros, tel.:0/xx/11/2245-1900
Quando: Até 3/7; de terça a domingo, das 11h às 20h
Quanto: Gratuito

Morada ecológica
Onde: MAM - Parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3, tel.:0/xx/11/5085-1300
Quando: Até 26/6; de terça a domingo, das 10h às 17h30
Quanto: R$ 5,50 (crianças até dez anos e idosos maiores de 65 anos não pagam entrada); aos domingos a entrada é franca

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag