Publicidade
22/04/2011 - 16h13

Aprenda a escolher o revestimento para sua casa

DE SÃO PAULO

Divulgação
ORG XMIT: 281401_0.tif O porcelanato da coleção da Innova HD, da Portinari, imita a palha sem restrição a ambientes úmidos, exposto no Cesaie (Salão Internacional da Cerâmica), em Bolonha (Itália). (Foto: Divulgação)
Porcelanato usado nas paredes do banheiro imita palha

Cobrir o contrapiso do apartamento novo ou reformar o usado é um momento de dúvidas e ansiedade. Piso laminado, granito, revestimento cerâmico e porcelanato são as principais opções em materiais. A Folha montou um comparativo para você entender os pontos fortes e fracos de cada material e sua indicação.

Granito
Por ser um tipo de pedra, o granito é um material de grande durabilidade desde que seja bem utilizado. Não são todos os modelos que podem ser usados em piso de áreas com muito uso.

"A resistência do material muda de pedra para pedra. Isso pode ser observado, por exemplo, no piso do aeroporto de Congonhas, onde as pedras claras, de mármore branco, estão mais desgastadas do que as escuras", conta o geólogo Cid Chiodi Filho.

Para adequar o material a seu uso, só consultando um marmorista. "É o profissional que deve saber qual a especificação da pedra para o uso pretendido", afirma Chiodi.

Ainda assim, o material é muito indicado para áreas úmidas por ter baixa absorção de água. O revés é seu preço, nem sempre tão atrativo quanto seus desenhos naturais.

Laminado
Os pisos laminados tem uma classificação que se chama AC de 2 a 5. A garantia de durabilidade dos fornecedores é menor, de 5 a 16 anos. Porém o material, mais aconchegante, ganha pontos para salas e quartos. Entre os acabamentos possíveis estão linhas que vão do fosco ao alto brilho.

"O laminado pode ser aplicado sobre qualquer tipo de piso, cerâmico ou contrapiso, exceto carpete têxtil e de madeira", explica Carlos Eduardo Mariotti, relações institucionais da Abiplar (Associação Brasileira da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência).

Outra restrição é o uso em áreas molhadas ou úmidas, pois o material pode inchar.

Porcelanato e Cerâmica

Com a tecnologia de impressão HD (alta definição) e cerâmicas que mimetizam recursos naturais, como madeira e pedras, os materiais ganharam em versatilidade. Podem ser usados do piso às paredes, passando por pias e móveis.

"Se a superfície for plana, a cerâmica pode ser aplicada mesmo sobre o piso antigo sem perda da durabilidade", explica Marilene Dal'toé, gerente de desenvolvimento de produto da Portinari.

Enganado pelos olhos, não espere conforto térmico no ambiente revestido de cerâmica que parece madeira. Contanto, nas áreas molhadas, o porcelanato assegura que não haverá infiltrações.

Se a preocupação é com a durabilidade do material, o mais importante é comprar a peça adequada para seu uso. Revestimentos cerâmicos e porcelanatos têm classificação PEI de usos, que vai de 0 a 5, sendo que o 3 pode compor o piso de qualquer ambiente doméstico.

Usado nas paredes, revestimentos cerâmicos e porcelanatos não têm diferenças funcionais: a opção estética manda.

Editoria de Arte/Folhapress
imóveis - arte
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag