Publicidade
25/05/2011 - 07h45

Universidade inglesa cria 'ecocasa' em 27 metros cúbicos

DE SÃO PAULO

Allan MacDonald/Divulgação
Crédito: Allan MacDonald/Divulgação Legenda: Cozinha do projeto Cubo feito pela universidade inglesa de Hertfordshire. A casa toda tem 27 metros cúbicos
Na cozinha do Cubo, o refrigerador e o fogão compartilham a mesma bancada; a escada leva ao quarto

Na inglesa Universidade de Hertfordshire, foi construída uma residência de nove metros quadrados: 3 m x 3 m x 3 m, ou 27 metros cúbicos.

A estranha medida espacial faz sentido na experiência liderada pelo professor Mike Page --a casa leva o nome de projeto Cubo.

O objetivo era construir uma casa em que se possa levar uma vida confortável com o mínimo impacto ao ambiente.

No espaço exíguo há cozinha, sala com mesa, banheiro e quarto. A casa é idealizada para um solteiro, mas poderia ser o lar de um casal: a cama tem 120 cm de largura.

A preocupação com o ambiente vai desde o uso de madeira certificada, passando por tecnologias de uso eficiente de energia elétrica, até um vaso sanitário de compostagem --que não usa água e transforma grande parte dos dejetos em adubo.

Entre os atributos de sustentabilidade, o Cubo também tem painéis solares para a produção de toda a energia necessária para o funcionamento da casa.

O site do projeto traz informações detalhadas sobre as tecnologias usadas no projeto e imagens da casa. É possível também ter uma visão panorâmica da parte interna do Cubo.

Aqui existe um tour guiado pelo professor Mike Page, engenheiro responsável pelo projeto.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag