Publicidade
30/08/2011 - 07h25

Site aceita ideias de internautas e executa os melhores produtos

TIM McKEOUGH
DO "NEW YORK TIMES"

Enquanto muita gente tem ideias sobre novos produtos para casa, são poucos os que vão realizá-los. Mas a Quirky, que se auto-intitula uma companhia de desenvolvimento social de produto, está mudando isso.

Fundada por Ben Kaufman, um inventor e empreendedor de 24 anos, a empresa pede ideias de novos produtos em sua página de internet, e realiza as mais populares, com ajuda de seus designers de produto e da comunidade on-line, e depois reparte os lucros.

Confira a entrevista com o designer Ben Kaufman.

Divulgação
Infográfico sobre estrutura de projetos da Quirky.com
Infográfico sobre estrutura de projetos da Quirky.com

Por que trabalhar com inventores independentes?
- É um modo de formar uma grande rede. Infelizmente, por séculos, tem sido realmente difícil para pessoas que têm ideias executá-las. Elas precisam ter acesso ao capital, precisam conhecer as pessoas certas etc. As pessoas que são designers por natureza acabam encontrando um jeito de realizar suas ideias, mas aqueles que são apenas bons em solucionar problemas normalmente ficam no meio do caminho e suas ideais nunca chegam a se tornar produtos.

A maior parte dessas ideias vêm de problemas da vida cotidiana?
Sim. Os melhores produtos do mundo solucionam problemas cotidianos. A régua de energia com pontos pivotantes é um desses produtos. Jake, o designer, estava cansado de não conseguir encaixar todos seus equipamentos na régua. É um problema simples e uma solução brilhante.

Quem é o inventor ideal da Quirky?
Essa é uma pergunta difícil de responder. A beleza da empresa é que qualquer pessoa pode fazer. Temos gente que é dona de casa, aposentados, crianças. É para quem tem boas ideias e um espírito criativo.

Quão desenvolvidas estão as ideias quando elas chegam a vocês?
A maioria são ideias inacabadas, problemas ainda não completamente resolvidos. Algo como "Não seria legal se...?". Mas, ao mesmo tempo, algumas pessoas chegam a nós com protótipos completamente executados e patentes.

Como vocês decidem quais produtos fazer?
Todas essas ideias são submetidas à nossa página de internet. Nós recebemos cem ideias por dia. Elas entram em nossa processo de avaliação de produtos, então vemos como a comunidade vota pela ideia, e ao mesmo tempo, o que nós, designers de produto experientes, achamos do projeto. Toda essa informação chega à nossas mesa de reuniões e então escolhemos duas ideias para levar adiante.

E então o que acontece?
Começamos todo o processo de colaboração que vai do design industrial e engenharia mecânica da peça ao nome do produto, cores e materiais a serem usados.

Quando o produto está formado, colocamos em nosso site e dizemos "Este é o produto, este é o seu valor, mas precisamos vender um mínimo X de peças para que possamos realmente fabricá-lo".

Você pode citar alguns produtos?
Já são mais de 170 produtos no catálogo da Quirky atualmente. Tem um protetor para a lava-louça, por exemplo. Sabe quando você coloca um copo de vinho e ele quebra? Temos essa peça que prende o fundo do copo na lava-louça e evita que ele se solte.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag