Publicidade
15/09/2011 - 07h29

Teste de purificadores encontrou modelos que pioram a qualidade da água

DE SÃO PAULO

Atualizado às 12h09.

A ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avaliou cinco modelos de purificadores de água e descobriu que dois dos modelos pioram a qualidade da água, sendo que um deles adiciona metal pesado à agua.

Dos cinco modelos testados, três foram aprovados segundo os parâmetros do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), e apenas um é recomendado pela associação ProTeste.

Foram avaliados os seguintes purificadores: Sterilizer, da Latina Eletrodomésticos; Noblesse Flex HF, da Europa; PA30G, da Electrolux; Compact Gel, da Ulfer; e BPA50, da Brastemp.

Três deles podem ser considerados bons, os das marcas Brastemp, Europa e Latina.

O modelo com maior eficiência bacteriológica e microbiológica e recomendado pela associação é o Latina Sterilizer.

Divulgação
Purificador Latina Sterilizer
Purificador Latina Sterilizer, recomendado pela avaliação da ProTeste

O purificador da Ulfer foi eliminado do teste por apresentar uma quantidade de prata na água 14 vezes maior do que a permitida em lei. A prata não é eliminada pelo organismo.

O modelo da Electrolux apresenta um ambiente que favorece a proliferação de micro-organismos. A concentração inicial de bactérias na água aumentou em mais de 10% após a passagem pelo filtro, piorando a qualidade da água.

Os itens da Ulfer e da Electrolux também apresentaram problemas no teste de redução da quantidade de cloro. O modelo da Ulfer reduziu em 62% a concentração de cloro e o da Electrolux, em 57%; a informação dos aparelhos é de que eliminariam ao menos 75% do cloro.

Os aparelhos da Latina (99% de redução de cloro) e da Brastemp (97%) foram considerados muito bons.

Também foi constatada a incapacidade de eliminar ou reter bactérias satisfatoriamente nos modelos da Ulfer e da Electrolux. Os resultados do teste foram encaminhados ao Inmetro, solicitando a retirada dos produtos dos fabricantes que não se adequratam às regras de certificação.

Durante a primeira rodada de testes, o purificador Brastemp também apresentou ambiente propício para o surgimento de micro-organismos. Já o Europa, também na primeira avaliação, não foi eficaz para remover as bactérias da água. Contudo, em testes posteriores, ambos aparelhos se saíram bem e por isso não foram eliminados da avaliação da ProTeste.

CRITÉRIOS

Foram avaliados os seguintes itens: facilidade de uso, segurança, manual de instrução, risco à saúde, eficiência, capacidade de resfriamento e consumo de energia.

Confira o teste completo

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag