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08/11/2011 - 07h11

Brindes ecológicos e sustentáveis são apostas para o fim do ano

MARIA APARECIDA SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para inovar e surpreender os clientes, Marcos Canola, 39, assume o desafio de planejar os brindes que serão encaminhados para os parceiros da empresa em que é diretor comercial, especializada na fabricação de leitores de barras. O executivo sempre procura produtos tecnológicos que ajudem a marca na fidelização das parcerias.

"A estratégia é encontrar novidades de qualidade e diferentes, capazes de comover o cliente", afirma Canola. Segundo ele, neste ano, a organização pretende encaminhar tablets. A alternativa encontrada para driblar os custos, que normalmente são mais elevados, foi limitar o número de pessoas presenteadas para, no máximo, quinze.

Segundo Luiz Roberto Salvador, presidente do Bríndice (portal de fabricantes de brindes personalizados), os brindes tecnológicos e ecológicos são um nicho de mercado que cresce, em média, 20% ao ano.

O produto, diz Salvador, é usado como "fidelizador" de negócios. Há opções sustentáveis a partir de R$ 15 e itens tecnológicos com valores que variam de R$ 100 a R$ 1.000 (no caso do tablet).

A escolha depende do quanto a empresa pretende gastar e do público que ela deseja atingir. "Não adianta oferecer brinde que a pessoa recebe e coloca na gaveta", argumenta ele.

No ramo da tecnologia, as promessas para o mercado são "pen drives" personalizados, limpador de tela de computador portátil e "squeeze" (garrafinha) com fone de ouvido.

Já os presentes ecológicos podem ser produtos como caixas de vinho que viram luminárias, sacolas, blusas, pastas, bolsas e chaveiros ecológicos. Objetos de decoração artesanais são artigos apontados por Elisa Quartim, consultora em design, como opções sustentáveis, simples e baratas.

MARCA EMPRESARIAL

Na avaliação dos especialistas consultados pela Folha, para quem deseja deixar a marca da empresa na lembrança dos seus clientes, o ideal é mudar, colocando de lado tradicionais agendas e cadernos, e investir na compra de brindes que os clientes tenham interesse em receber.

Segundo eles, quando a empresa foca o gosto do consumidor, as chances de retorno da divulgação são maiores. A justificativa apresentada por eles para o crescimento na procura por brindes sustentáveis é a oportunidade das empresas associarem o nome ao uso consciente dos recursos naturais. Já em relação aos produtos tecnológicos ao fato de os consumidores buscarem mais esses produtos no mercado como um todo.

Segundo, Cláudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), o recomendado é que as empresas reservem até 2% do faturamento líquido dos últimos três meses do ano para a aquisição.

No caso de uma empresa com ganho neste período de R$ 300 mil, é importante separar R$ 6.000 para o investimento.

 

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