Publicidade
17/11/2011 - 07h16

Portal faz diagnóstico gratuito de inovação nas empresas

MARIA APARECIDA SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quanto sua empresa investe em inovação? O que ela pode fazer para estar ainda mais na vanguarda?

O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) pretende dar a resposta a essas duas perguntas ao empresário brasileiro. Para isso, criou um site que permite fazer o diagnóstico on-line da empresa.

O empresário preenche formulário com informações sobre aquisição de máquinas e equipamentos, informatização da produção e dos processos internos, adequação de produtos/serviços às necessidades dos consumidores e mudança ou ampliação do mercado de atuação.

Além de receber "feedback" eletrônico, o empreendedor terá orientações sobre cursos e ferramentas que podem ser usadas. A avaliação é feita gratuitamente.

A ideia da criação da ferramenta surgiu da necessidade dos pequenos empresários de terem ao lado algo capaz de indicar se eles estão no caminho certo. "O empreendedor toma decisões que podem levar a empresa à falência porque ele não consegue avaliar o seu desempenho como administrador."

Pesquisa realizada em 2009 pelo Sebrae-SP com 4.200 micro e pequenas empresas mostra que 54% delas não investem em inovação. O estudo revela ainda que 4% fazem algum investimento todos os anos e 43%, esporadicamente.

BENEFÍCIO

O empresário Marcus Vinícius da Cruz, 28, dono da Alimentos Vanguarda, do ramo alimentício, sempre busca auxílio quando sente ser o momento de inovar.

Em 2006, Cruz procurou o Sebrae para desenvolver uma nova identidade visual para os produtos alimentícios da empresa. Participou de curso e recebeu consultoria para redesenhar as embalagens. A transformação resultou em aumento de aproximadamente 40% nas vendas.

Neste ano, sua missão é reformular as embalagens -- desta vez, mudando também o material. O objetivo, segundo ele, é chegar a outros pontos de venda, como supermercados. Hoje, seus maiores clientes são lojas de doces. "Se os pequenos empresários não oferecem novidades, é impossível sobreviver no mercado", justifica.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag