Padaria fideliza com venda de artigo artesanal
DENISE BRITO
DE SÃO PAULO
Passada uma década, o novo perfil de padarias está consolidado no mercado. Segmentação é a palavra de ordem.
Alessandro Shinoda - 13.fev.12/Folhapress |
Pedro e Graziele Calvo, donos da Santo Pão Boulangerie |
Longe de servirem apenas pão, leite e frios, as lojas atuais têm demandas mais complexas de gestão.
Há três anos, quando Pedro Calvo abriu a Santo Pão Boulangerie em um bairro da zona oeste de São Paulo, já havia feito estudo sobre concorrentes e levantamento do público.
Sua especialidade, pães artesanais, conquistou o paladar dos clientes, mas causou estranhamento pelo preço mais alto que o dos industrializados.
"Foi preciso um trabalho de formiguinha, acompanhando o atendimento, informando e esclarecendo as diferenças, de qualidade e de preço, entre um e outro produto", conta Graziele Calvo, mulher de Pedro e sócia da panificadora.
O foco em um item diferenciado foi decisivo para que o estabelecimento se firmasse, mesmo após ser inaugurada uma padaria 24 horas a poucas quadras dali. "Foi preciso muita persistência", diz Pedro.
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