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06/05/2012 - 07h05

Site deve oferecer serviços

ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como agarrar o consumidor por mais tempo que o da de duração de uma compra?, indagam-se as empresas ao desenvolver seus sites.

Só por estarem ali, na rede, oferecendo um produto, esses endereços eletrônicos não despertam interesse suficiente para fazer com que o usuário queira frequentar a página todos os dias.

Pior ainda quando o site dispara uma música horrenda. Aí o internauta não volta mesmo.

A estratégia para conquistar consumidores na internet é gerar conteúdo e oferecer informações úteis e serviço, dizem os especialistas.

E a tendência entre os melhores sites empresariais segue o que está na moda no habitat virtual: inspirar-se no formato de blog e marcar presença nas redes sociais.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Gerentes da loja Emme, que só anuncia pela internet
Gerentes da loja Emme, que só anuncia pela internet

"Site estático é coisa do passado. Na internet, o conteúdo é rei. É uma maneira de alavancar a sua empresa nas buscas feitas no Google", afirma Leandro Kenski, especialista em marketing digital e CEO da Media Factory.

"O conteúdo ideal deve ser focado no internauta e nas suas necessidades, e não somente no produto vendido pela sua empresa", aponta Gustavo Carrer, consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Por essa lógica, se você tem uma farmácia, vá além das ofertas e promoções. Desenvolva conteúdo que faça bem à saúde do cliente, como dicas de saúde e de bem-estar.

"O segredo é mostrar mais interesse no consumidor do que na venda em si", diz Carrer.

Antes mesmo de abrir as portas para o público, a Mygloss, de acessórios femininos, lançou um blog com dicas e tendências de moda.

MAIS QUE O PRODUTO

Depois de dois anos de blog e um ano de loja -hoje são quatro no total-, a Mygloss passou de 60 mil seguidores no início para 550 mil.

"Um bom site é focado na prestação de serviço. No blog, oferecemos uma consultoria de moda gratuita", conta Rodrigo Stocco, diretor-geral da empresa de vestuário.

A Mygloss tem três funcionários que atualizam o conteúdo e interagem com clientes no Facebook.

Para Kenski, não é preciso ter muitos recursos financeiros para investir na comunicação virtual. "Com 1h durante a semana é possível postar algo novo ou participar de alguma rede social", afirma.

Patrícia Lorenzino, diretora de mídia da RealMedia, especializada em marketing digital, recomenda que os micro e pequenos empresários aumentem aos poucos o conteúdo do site e a interação com o público.

É preciso, no entanto, ter cuidado com o "cortar e colar", que configura plágio e é considerado crime. "Replicar conteúdo originalmente produzido por outra pessoa ou empresa pode pegar muito mal entre os clientes", diz Carrer, do Sebrae.

Em vez disso, cite a fonte ou publique antes um comentário pessoal da notícia veiculada por revista ou jornal.

Lorenzino lembra que, além de econômica, a internet permite uma comunicação mais direcionada. "É possível atingir de maneira mais precisa o público-alvo e ter um melhor resultado", afirma.

BOMBAR NA WEB

A Emme, empresa de vestuário feminino com 18 lojas no país, nunca fez anúncio em revista ou distribuiu panfleto na rua. Todo o seu investimento em comunicação está concentrado na internet.

A marca está presente em 14 redes sociais e tem um blog constantemente atualizado.

"Nas mídias sociais, o crescimento não é progressivo, é exponencial. Uma pessoa que compartilha um post distribui a informação para, por exemplo, 206 novos amigos", diz Cadu Alves, gerente de comunicação digital da Emme.

Enquanto as redes sociais transformam-se em valiosa ferramenta de divulgação, também abrem espaço para que clientes postem críticas. Nesse caso, especialistas alertam que é preciso respondê-las imediatamente.

"Nunca se deve ignorar ou apagar uma crítica postada. Procuramos tratar da queixa o mais rápido possível e usamos as críticas como aprendizado", afirma Stocco, diretor-geral da Mygloss.

 

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