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08/05/2012 - 07h05

Moda é o 'faça você mesmo' na web

ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Falta de recursos não é desculpa para estar fora do mundo virtual nem desatualizado.

Plataformas gratuitas, como o Wordpress e o Joomla!, permitem que o empresário desenvolva seu site de maneira intuitiva, sem precisar da colaboração de um designer ou de um programador.

Antes de começar a elaborar uma página utilizando essas plataformas é preciso adquirir um domínio na internet (que custa cerca de R$ 30 por ano) e contratar uma empresa para hospedar o site (de R$ 20 a R$ 60 por mês).

"A vantagem dessas plataformas é permitir que o empresário alimente o site com novidades, fotos e vídeos de maneira simples, como se fosse um blog", afirma Luciana Capobianco, diretora-executiva da Plano Digital, de marketing virtual.

Alessandro Shinoda/Folhapress
A designer Roberta Greco gastou pouco com o site de sua empresa
A designer Roberta Greco gastou pouco com o site de sua empresa

Além desses sistemas, o Google, em parceria com o Sebrae e o desenvolvedor de sites Yola, formatou o programa "Conecte Seu Negócio".

UNIFICAÇÃO

Criado em junho do ano passado, o projeto ajuda o empresário a elaborar o site e ainda oferece um domínio gratuito no primeiro ano. No seguinte, o custo do sistema é de R$ 80 ao ano.

No "Conecte Seu Negócio", não é necessário adquirir o domínio e nem contratar a empresa para hospedar o site -o programa unifica esses serviços.

A designer gráfica Roberta Greco, 39, criou a página da sua empresa, a Bemap Design, sem gastar nenhum centavo.

Ela se cadastrou no "Conecte Seu Negócio" e, no mesmo dia, estava com o seu endereço eletrônico no ar.

"Site era uma coisa cara, não saía por menos de R$ 3.000. Eu não tinha esse recurso para investir, mas fiquei sabendo do projeto e decidi desenvolver minha página", conta. "Desde que criei o site, estou tendo um retorno surpreendente."

A ferramenta é simples e o projeto dá todas as dicas para o microempreendedor desenvolver sozinho a sua página na internet.

De acordo com Rodrigo Furtado, gerente de marketing do Google para B2B (que significa "Business to Business", de negócios entre empresas), o programa criou, desde o seu lançamento, 31 mil sites no Brasil -o equivalente a cerca de cem por dia.

Além disso, o "Conecte" tem um guia com dicas para fazer um site atraente. Para Furtado, o importante em uma página é ter uma estética simples, que fuja da poluição visual e seja objetivo.

Além disso, o site não deve ser "pesado" (demorar para carregar). De acordo com pesquisas do Google, os internautas são impacientes -eles querem sites e vídeos que carreguem rápido.

Pelo programa, o Google ainda oferece ao microempresário um crédito de R$ 150 para investir no Adwords, programa de "links patrocinados" da empresa.

"Estar na internet é fundamental para qualquer negócio", diz Furtado.

 

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