Publicidade
28/05/2012 - 07h05

Endividamento inibe abertura de negócio

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Christian Hilber, Philippe Bracke e Olmo Silva, da London School of Economics, concluíram, em um estudo pioneiro, que comprar uma casa diminui a propensão a empreender. Em entrevista à Folha, Bracke explica o porquê.

*

Folha - Por que vocês decidiram estudar essa relação?
Philippe Brack - Dizem que o acesso aos empréstimos estimularia o dono de imóvel a começar um negócio. Decidimos ver se era o caso. Descobrimos o oposto.

Quais tipos de dados foram pesquisados?
Outros estudos usam dados agregados. Mostram que, nos mesmos períodos em que mais pessoas se tornam proprietárias de casas, mais empresas são fundadas. Mas [esses dados] podem estar captando outros fenômenos, como o crescimento econômico. Acompanhamos a evolução patrimonial e de negócios das pessoas [foram mais de 5.000 pesquisados] e vimos o que mudou quando elas se tornaram donas de um imóvel ou investiram em um empreendimento. E isso nos permitiu dizer que as pessoas que se tornaram proprietárias de imóveis têm uma chance menor de começar um negócio.

Quanto menor?
De 20% a 25%.

Por que as pessoas que compram casas têm tendência menor a começar a empreender?
Porque comprar uma casa é um comprometimento. Para a maior parte das pessoas, significa endividamento e início de pagamento de prestações. Elas têm uma chance menor de começar um outro investimento arriscado, como é um negócio.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag