Publicidade
13/06/2012 - 16h42

Setor de turismo é tendência para franquias em 2012

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

A proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas impactou as franquias. De acordo com Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de turismo é a grande aposta para as franquias neste ano e destaque na ABF Franchising Expo, maior evento de franquias do mundo, que teve início hoje e ocorre até sábado, dia 16.

"Com a proximidade dos eventos que o Brasil sediará, esse é o momento das franquias que trabalharão nos bastidores, como agências de turismo, hotéis e agências de câmbio", afirma o executivo.

A Marsans Brasil, por exemplo, que atua no mercado de viagens, tem 41 unidades no Brasil --entre lojas próprias e franquias-- e espera inaugurar mais 19 até o final de 2012. "A meta de crescimento da unidade de franquias para este ano é de 50%", afirma Roberto Gomes, gerente geral de franquias.

A rede também aposta nos eventos esportivos que o Brasil sediará em 2014 e 2016. "Pretendemos chegar em 2014 com 200 unidades", contabiliza Gomes.

Na contramão do setor de turismo, o de alimentação é o mais difícil para novas marcas e novos franqueados. "O segmento é muito competitivo porque há muitas redes abertas e muitas lojas pelo Brasil. Quem quiser abrir um novo negócio precisa ter diferenciais", aconselha Camargo.

CRESCIMENTO DO SETOR DE FRANQUIAS

O setor de franquias como um todo cresceu 16,9% em 2011, atingindo um o faturamento de R$ 88,8 bilhões, segundo levantamento divulgado hoje durante a feira. Atualmente, o
franchising representa 2,3% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

O número de redes em operação no Brasil cresceu 9,5% e o número de unidades chegou a 93.098 - o que representa um incremento de 7,8% em relação ao ano anterior.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag