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23/06/2012 - 07h05

Mudar empresa por razão externa é mais fácil, diz especialista

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

David Miller é um especialista britânico em mudar corporações. Ele esteve São Paulo em junho para lançar o livro "Gestão de Mudança com Sucesso" (Integrare Editora).

Ele desenvolveu um método chamado "People-Centred Implementation" (implementação baseada em pessoas) para fazer alterações em uma empresa.

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Por que as organizações precisam mudar?
Há razões externas e internas. As primeiras geralmente são mudanças de regulamentação ou econômicas -uma recessão por exemplo, força as empresas a cortar custos, e daí mudar a forma como trabalham, e como os funcionários se comportam.

Qual é mais difícil mudar uma organização, quando há necessidade interna ou externa?
As mudanças motivadas por oportunidades são mais difíceis. É difícil ter a vontade e o comprometimento. Se as mudanças são externas, a organização é forçada a mudar. Tanto organizações como as pessoas são boas em sair de perto de situações ruins, mas não em aproveitar oportunidades. A analogia é com as resoluções de ano novo: todo mundo quer perder peso no começo do ano. As pessoas largam lá por março. É o mesmo com empresas.

Qual é a diferença do seu método para mudar as empresas em relação aos outros?
Nós ensinamos as pessoas a mudar, e essa é uma distinção, as mudanças bem sucedidas são feitas por pessoa de dentro das empresas, e não consultores. Isso é crítico que as empresas criem lideranças e tenham habilidade para implementar mudanças. O método dá às pessoas as técnicas, as ferramentas e o treinamento para fazer um plano de transição e execução dentro de uma organização e também como ajudar as pessoas a mudar o comportamento. É preciso ajudar as pessoas a mudar seu comportamento.

 

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