Janeiro se torna o 2º melhor mês para vendas em SP
DE SÃO PAULO
Um estudo feito pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) indica que janeiro se tornou o segundo mês mais importante do ano para as vendas no varejo paulistano, atrás apenas de dezembro --mês tradicionalmente mais importante para o comércio por causa do Natal.
Trata-se de uma mudança drástica. Entre 2007 e 2011, janeiro saltou nove posições nesse ranking --antes, o mês era o segundo pior do ano. Durante esse período, as vendas em janeiro representaram 8,48% das vendas, uma alta de 0,64 pontos porcentuais em relação ao período de 2005 a 2009. Dezembro representa hoje 10,66% das vendas anuais.
Para a Fecomércio-SP, isso ocorre principalmente em razão da data-base de reajuste do salário mínimo, que antes acontecia em maio e agora ocorre em janeiro. Isso fez com que maio perdesse a segunda posição entre os meses com vendas mais fortes e agora ocupe a quinta posição, com 8,32%.
Em nota, a instituição diz que, além disso, "a estabilidade da moeda, as crescentes facilidades de acesso ao crédito e a inclusão de milhares de pessoas no mercado formal ao longo dos últimos 15 anos propiciaram um amadurecimento do consumidor, que aprendeu a comparar preços, aproveitar liquidações e esperar pelas promoções realizadas após as datas comemorativas".
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
- Fast Company dá 5 dicas 'contra a corrente' para empreendedores
- Volume de recursos de cartão do BNDES para pequena empresa cresce quase 50%
- Termina hoje mutirão de formalização em MG
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade