Publicidade
18/05/2011 - 07h12

Fundo de marketing e política de território causam atrito em franquias

LÍGIA MENEZES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando um candidato a ter uma franquia está decidido a fechar negócio, recebe uma Circular de Oferta de Franquia (documento com detalhes sobre a marca) e um pré-contrato, que descreve os direitos e os deveres das duas partes.

Mesmo tendo esses dois documentos em mãos, é essencial não negligenciar o terceiro passo: o contrato.

É nessa hora que alguns pontos de conflito podem aparecer.

"Entre os mais comuns estão a política de território da empresa e a verba do fundo de marketing que se cobra do franqueado", diz o consultor Adir Ribeiro, da Praxis Education.

Outra possibilidade de discórdia diz respeito à cláusula de não concorrência e à de rescisão do contrato.

Por isso, antes de assinar o documento, é indispensável ler bem as cláusulas, de preferência com um advogado.

Também é preciso "observar a idoneidade da empresa, o profissionalismo e conversar com outros franqueados", aconselha Melitha Novoa Prado, consultora de varejo e franchising nas áreas jurídica e estratégica.

TRABALHO CONJUNTO

Para Ribeiro, cabe à rede deixar claro quais são os papéis de cada parte. "É papel do franqueador pensar estratégias. Ao franqueado cabe executar essas estratégias", considera.

Se, no entanto, o contrato estiver assinado, o primeiro passo é diagnosticar o que está errado.

"[É recomendável] elaborar um plano de ação. Mas, se não houver predisposição do franqueador em reconhecer a frustração ou desinteresse do seu franqueado, a solução não virá", avisa Prado.

Quem deseja abrir uma franquia, porém, precisa saber que ter esse tipo de negócio implica em trabalhar em conjunto, o que, muitas vezes, significa ceder.

"É uma relação de parceria comercial", aponta o diretor institucional da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Natan Baril.

ANTES DE ASSINAR

Quais itens conferir no contrato:

  • Território de abrangência - indica o espaço físico do empreendimento (shopping, rua, cidade e Estado) e estabelece se poderá ou não ser aberta outra franquia igual no território determinado
  • Taxas - o que deverá ser pago ao franqueador, como o fundo de marketing e os royalties
  • Datas e prazos - critérios para renovar prazos e datas que franqueado e franqueador têm para fazer avisos ou alterações; indica motivos que podem levar à rescisão da parceria
  • Penalidades - procedimentos a serem tomados caso franqueador e franqueado não cumpram seus deveres, determinados no contrato
  • Cláusula da não concorrência - estabelece se, quando termina o prazo da franquia, o franqueado poderá continuar no mesmo ramo ou não.

Em alguns ramos, a atenção deve ser voltada a algumas cláusulas específicas:

  • Alimentação: repare no ponto em que cita a segurança e a qualidade alimentar
  • Vestuário: entenda a relação de compra dos produtos e a manutenção dos estoques. O franqueador não pode obrigar o franqueado a comprar um número determinado de peças, roupas ou calçados, se forem considerados inadequados aos clientes
  • Serviços: atente ao território de atuação
  • Educação: saiba qual é a base de cálculo para a cobrança dos royalties
 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag