Rímel para cabelo e creme para aumentar seios são novidades de feira
LÍGIA MENEZES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Terminaram nesta quinta-feira (26), em São Paulo, duas das maiores feiras do setor de cosmetologia e tecnologia: a FCE Cosmetique (Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Cosmética) e a FCE Pharma (Exposição Internacional de Tecnologia para a Indústria Farmacêutica).
Os dois eventos reuniram 600 marcas nacionais e internacionais. Para as micro e pequenas empresas, foi o momento de garimpar matéria-prima e mapear novos cosméticos para oferecer em perfumarias e drogarias.
As novidades abrangeram rímel para baixar o "frizz" do cabelo, creme que aumenta os seios em 2 cm, cápsulas de maquiagem, base com utilidade múltipla (hidratação facial, "lifting", efeito antirrugas e protetor solar) e spray para retocar a cor da raiz dos cabelos.
A feira não foi focada apenas no público feminino. "O público masculino se tornou forte nicho do mercado e contou também com novidades", diz Amorim.
Investir em novidades, no entanto, não é o suficiente. É preciso garantir qualidade, diferenciação, agilidade e bom relacionamento com os clientes, avalia Gabriel Bianco, gerente técnico da Pharmacontrol.
O laboratório de controle de qualidade conta com 18 colaboradores e tem faturamento mensal de R$ 100 mil.
A Pharmacontrol faz parte de um nicho que movimentou R$ 36,2 bilhões no Brasil em 2010, segundo a IMS Health, consultoria do setor.
O segmento de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria, de acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), vendeu R$ 27,5 bilhões no ano passado.
Esses setores devem manter crescimento de 13,2% neste ano devido ao ingresso de novos consumidores levados pela expansão econômica, explica Lígia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, empresa responsável pelo evento.
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