Publicidade
24/06/2011 - 07h45

Sociedade evita falência de micro e pequenas empresas

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Faturamento em queda, estoque em falta, atraso no pagamento de salários. Diversos são os fatores que identificam quando uma empresa está em processo de falência. No entanto, não são todos os empresários que conseguem reverter a situação financeira em tempo suficiente de salvar o negócio.

Há um ano, o empresário A.K., que pediu para não ser identificado, chegou à conclusão que sua companhia de tecnologia da informação não gera lucro suficiente para continuar em funcionamento. A solução encontrada por ele foi vender uma parte da organização e reduzir drasticamente o número de funcionários. No entanto, ainda não foi suficiente.

À beira da falência, recentemente anunciou aos funcionários a possibilidade de a empresa fechar. "Prometi avisar a equipe três meses antes, assim os profissionais têm tempo hábil para encontrar outro emprego", afirma.

Situações como as vividas por A.K. são cada vez mais comuns entre micro e pequenas empresas. Segundo levantamento mensal realizado pela Serasa Experian, de análise de crédito, 62,5% dos pedidos de falência em maio foram de negócios desses portes.

Segundo Jean Fernando Miranda, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), aumento do endividamento bancário, dívidas com fornecedores e atraso no pagamento de funcionários são sinais de que a empresa está em processo de falência. "É importante que o empresário deixe todos os credores avisados. Desta forma, pode conseguir vantagens na negociação das dívidas", aconselha.

Buscar um sócio pode ser uma alternativa viável para salvar a empresa, na opinião de Dálton Viosti, coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios. "A injeção de capital é melhor que empréstimo porque a taxa de juros está alta e pode comprometer ainda mais a dívida", pondera.

Para Miranda, seja buscando um sócio ou obtendo empréstimo bancário, o empresário deve estar ciente de que a única maneira de a empresa ter vida útil longa é identificando o motivo que resultou na queda do faturamento. "Não adianta remediar um problema se a raiz dele não for cortada", compara o consultor do Sebrae-SP.

Veja abaixo os indícios da falência:

  • Falta de estoque
  • Dívida bancária
  • Redução de clientes
  • Queda no faturamento
  • Desmotivação da equipe
  • Carência de capital para investimento
  • Atraso no pagamento de funcionários e fornecedores
 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag