Publicidade
03/09/2011 - 07h05

Tablets facilitam rotina de empresários, mas os mantêm conectados 24 horas

CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO

Os tablets chegaram e facilitaram a vida dos "viciados" em tecnologia. A ferramenta, porém, também é suporte de gestão para micro e pequenos empresários.

"O aparelho faz você ganhar tempo para se atualizar e resolver pendências", afirma Gutemberg de Macedo, da consultoria que leva o seu mesmo nome.

Leves e compactos, tablets, como o iPad, agrupam em uma só ferramenta softwares de gestão e acesso à internet. "Com ele, o empresário pode fazer apresentações e preparar relatórios", afirma Macedo.

A mobilidade, segundo Welington Fernandes Pinto, professor de tecnologia da informação e de administração de sistemas de informação da faculdade IBF Business School, conveniada da FGV em Belo Horizonte (MG), é uma das maiores vantagens dos equipamentos para os empresários.

"Ele tem nas mãos uma ferramenta de gestão de informação do seu negócio, que permite diminuir o uso de papel, adotar equipamentos para a venda de produtos on-line e fazer videoconferência", afirma Fernandes.

Para Miguel Silva, 47, advogado tributarista e sócio de um escritório, o tablet facilita sua rotina no trabalho. Por meio do instrumento, o advogado mantém-se informado, faz o planejamento da agenda e administra o tempo. "Tudo está no meu iPad, de processos a pareceres", conta.

Essas ferramentas são essenciais para o arquiteto Paulo Vieira, 33, da Rocco, Vidal +arquitetos. "Às vezes a gente está em uma reunião e o cliente quer ver alguma coisa. Conseguimos mostrar com um iPad", conta.

O aparelho, diz, o salvou em um encontro, quando o notebook não conseguia abrir uma apresentação de projeto.

Apesar das vantagens, a utilização do equipamento também traz consequências negativas. "Eu fico conectado 24 horas por dia", afirma Vieira. "Sem o aparelho, eu fico louco".

O empresário conta que chegou a bater o carro quando estava respondendo a e-mail do cliente enquanto estava estacionando o carro.

"Fico acompanhando as vendas a cada instante e acabo dormindo, deixando o iPad ligado. Levo ele para cama, literalmente", conta Fábio Pires, 38, presidente da Internet Innovation, de cursos.

O empresário utiliza o aparelho há sete meses e diz que a ferramenta mudou a forma como gere o negócio. "Eu estou com minha empresa no meu porta-luva do carro", afirma.

Os softwares de gestão para tablets estão ficando cada vez mais comuns, segundo Wagner Oliveira, diretor de sistemas da Two-S, de tecnologia em processamento de dados.

"O conceito que a gente tem de trabalho está mudando e o certo é trazer o tablet mais próximo ao empresário", diz.

Como entrave para a utilização do aparelho por micro e pequenos empresários, Oliveira cita o preço e a falta de treinamento para o uso efetivo do tablet.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag