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04/09/2011 - 07h02

De olho no interior, redes adaptam lojas

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

Para tornarem-se atrativas a investidores de cidades menores, redes desenvolvem novos formatos de negócio.

A franquia Dr.Resolve, de reparos e reformas, por exemplo, lançou o Dr.Resolve Itinerante há seis meses. Um carro faz as vezes de loja.

Essa foi a forma encontrada pelo dono da marca, David Pinto, 26, para chegar a municípios com população de 10 mil a 50 mil habitantes.

"A gente recebia muitos pedidos de investidores, que, para chegarem a um número interessante de atendimentos, precisariam atuar em mais de uma cidade", conta.

O veículo, que funciona como escritório, oficina e carro de som, pode atender até cinco cidades em um raio de 50 km, pelas regras da rede.

Colocar o negócio sobre rodas também é aposta da franquia de bebidas da Ambev. A marca criou carrinhos com chopeiras para alcançar franqueados de menor porte. A empresa tem ainda franquias de quiosque e de bares.

ADAPTAÇÕES
Redes que têm como objetivo desembarcar fora das capitais devem adaptar estratégias de marketing e mix de produtos oferecidos, analisa André Friedheim, diretor da Francap, consultoria de desenvolvimento de redes de negócio e franchising.

"Oferecer itens de maior giro é a melhor forma de abrir um negócio menor sem perder identidade", aconselha.

É o que faz a rede Bob's em seus investimentos em cidades do interior do país.

A marca tem três modelos de negócio. Além das lojas tradicionais, há quiosques de até 8 m², com sorvetes e milk-shakes, e Bob's Express, de 25 m² a 30 m², que servem sanduíches semiprontos.

A estratégia para chegar a cidades de interior, explica o diretor da marca Marcello Farrel, é instalar uma primeira loja em local de grande visibilidade. Depois, conta, quiosques e Bob's Express terão espaço no entorno do empreendimento.

 

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