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20/09/2011 - 11h00

Franqueados economizam 50% com modelo de negócio enxuto

CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO

Para reduzir custos à metade, divulgar a marca e estender o potencial de mercado, franqueadores estão apostando em modelos de negócio mais enxutos, de 15 m² a 40 m².

"É uma estratégia que vem sendo utilizada [pelos franqueadores] para ampliar a captação de mercado e conseguir novos investidores", avalia Claudia Bittencourt, diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria de expansão de negócios, franquias e licenciamentos.

Dentre os setores que mais são apropriados para a implantação de espaços pequenos, explica Bittencourt, estão os de alimentação, como doces, cafés e sorvetes, por exemplo.

É o caso do Vanilla Caffè, que têm 20 franquias abertas no modelo tradicional, de loja de rua e shopping, com, em média, 100 m² e uma no modelo menor, de até 40 m², além de outras seis nesse tamanho que estão em processo de abertura.

"Trabalhar com um espaço menor é uma questão de ampliar as possibilidades do franqueado", afirma Eduardo Pires, gerente de expansão da marca.

A principal vantagem, diz, são os custos menores. Para abrir uma franquia da marca, o empreendedor desembolsa R$ 40 mil de taxa, 5% de royalties, cobrados a partir do primeiro mês de operação, e 2% de taxa de fundo de propaganda.

Os valores para a implantação do ponto ficam em torno de R$ 350 mil para lojas convencionais e de R$ 184 mil para as mais enxutas. "O número de funcionários necessários também cai pela metade", afirma Pires.

Na Salad Creations, os custos também são menores para quem opta pelos espaços "express" --passando de R$ 300 mil, de custos para montagem de loja convencional, de 35 m² a 40 m², para cerca de R$ 150 mil nos modelos menores, de 12 m² a 15 m².

A taxa de franquia, de R$ 50 mil, 6% de royalties, cobrados a partir do segundo mês de operação, e os 3% de taxa de publicidade independem do tamanho do espaço.

"Estamos usando [o modelo] como estratégia para testar mercados", afirma Bruno Bueno, franqueador da marca.

Segundo ele, a estratégia não permite a abertura do espaço enxuto em qualquer ponto. "Estamos abrindo em cidades com menos de 600 mil habitantes", afirma.

RISCOS
O fato de uma franquia menor ser mais barata não deve "encantar" os empreendedores. "Se ele abrir um negócio menor, precisa saber que vai ter um faturamento e uma lucratividade menores", afirma a especialista.

Ela alerta ainda que os franqueadores devem testar o modelo antes de disponibilizá-lo aos franqueados. "O conceito de negócio precisa ser validado", diz.

Antes de abrir um negócio, os empreendedores precisam ficar atentos a alguns pontos:

- Analisar as planilhas financeiras de franquias já abertas para analisar os resultados
- Checar se existe potencial no mercado que quer abrir
- Avaliar o sucesso da rede

 

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