Tanquinho de carro 'flex' só deve ser 'aposentado' após 2015
DE SÃO PAULO
A grande vantagem do carro "flex" é o fato de poder ser abastecido com etanol e/ou gasolina, em qualquer proporção.
O próximo passo da tecnologia é a eliminação do tanquinho --reservatório extra de gasolina que fica localizado no cofre do motor e serve para injetar gasolina em dias frios e facilitar a partida quando o carro está abastecido com etanol.
Divulgação |
Reservatório de gasolina para partida a frio do Chevrolet Celta |
A partir de 2014, com as novas lei de segurança, esse equipamento tende a desaparecer, prevê Martin Leder, chefe de engenharia avançada da Bosch.
"Nos crash tests de hoje, o tanquinho não precisa estar abastecido, algo que vai mudar em breve. Numa batida mais forte, o combustível do reservatório pode vazar para uma parte quente do motor e iniciar um incêndio", explica.
Apenas o Polo Bluemotion e o recém-lançado Peugeot 308 --ambos 1.6 "flex"-- eliminaram o reservatório extra de gasolina. Para isso, possuem um sistema específico de pré-aquecimento do combustível.
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