Publicidade
18/03/2012 - 07h00

Sistema que 'ensina' a reduzir consumo equipará nacionais

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Qualquer computador de bordo que se preze informa o consumo médio e o consumo instantâneo do veículo. Mas as montadoras apostam em um novo sistema, mais didático e lúdico, que analisa o modo de condução e orienta o motorista para que ele otimize o uso do combustível.

Previsto para estrear em um modelo nacional em maio -na nova geração do Fiat Punto-, o aplicativo promete auxiliar na redução de 10% a 50% do consumo.

Confira 20 dicas para economizar combustível

O sistema não interfere no funcionamento mecânico do automóvel e é diferente dos que equipam importados híbridos, pois não exibe relatórios diretamente no painel.

"Quem quiser visualizá-los a bordo terá de recorrer a um smartphone ou tablet e estar com o carro parado, por questão de segurança", explica Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat.

Como estímulo, o aplicativo recompensa progressos elevando a pontuação do condutor. Batizado pela montadora de EcoDrive, ele começou a ser oferecido em 2009 no compacto Cinquecento. A Ford oferece opção semelhante, o Econo Check, ainda exclusivo para a Inglaterra.

A tendência é que esses sistemas se popularizem nos próximos três anos, preveem especialistas. Principalmente porque a conta do posto é uma das que mais pesam no bolso do motorista (entre 15% e 25% dos gastos mensais).

Carolina Daffara/Editoria de Arte

Com ou sem a ajuda da eletrônica, é possível economizar combustível e poluir menos apenas mudando alguns hábitos ao volante.

"O consumo e as emissões podem dobrar se o veículo for conduzido de forma agressiva", diz Paulo Saldiva, chefe do laboratório de poluição da Universidade de São Paulo.

Segundo o pesquisador, o motorista deve planejar o itinerário e evitar horários de pico, mantendo o motor do carro regulado e abastecendo em postos de qualidade.

No trânsito, um sinal de desperdício de energia é o uso excessivo do freio e a pressão excessiva no acelerador.

"O pedal é como uma torneira: quanto mais se abre, maior é o gasto", afirma o assessor técnico da Fiat.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag