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04/07/2012 - 06h58

Nova Ranger chega em agosto; preço começa em R$ 61,9 mil

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A SALTA (ARGENTINA)

A Ford apresentou oficialmente a nova geração da picape média Ranger que será vendida no Brasil. O modelo chegará às concessionárias no próximo mês. As principais novidades são o desenho totalmente modificado e as novas opções de motor e câmbio.

A Ranger 2013 terá opção de motor flex e versões equipadas com transmissão automática.

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Novo design tem linhas harmoniosas e reforça dianteira parruda
Design tem linhas harmoniosas e reforça dianteira parruda

O motor mais potente será um 3.2 diesel de cinco cilindros destinado aos modelos com tração 4x4, que entrega 200 cv e 47,9 kgfm de torque entre 1.750 e 2.500 rpm. Para essa configuração, há opções de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas, e de cabines dupla ou simples. Os preços variam de R$ 97,9 mil a 130,9 mil.

A Ranger bicombustível é equipada com um motor 2.5 (173 cv) e será oferecida apenas com tração 4x2 e câmbio manual de cinco velocidades, em cabine dupla ou simples. O preço de tabela vai de R$ 61,9 mil a R$ 87,5 mil. Já o modelo com motor 2.2 diesel é destinado a frotistas e parte de R$ 77,9 mil.

O interior está mais espaçoso e confortável em relação ao modelo anterior. Por fora, a nova Ranger exibe aparência mais moderna e parruda do que a geração passada.

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Segundo a Ford, a Ranger pode ficar submersa até 800 mm
Segundo a Ford, a Ranger pode ficar submersa até 800 mm

Controle de tração e sistemas eletrônicos que fazem frenagem de emergência, seguram o modelo em aclives e controlam a velocidade em declives, presentes em concorrentes como a Volkswagen Amarok, foram incorporados à nova Ranger.

Os sensores do modelo da Ford ainda identificam risco de capotamento e balanço excessivo da carga sendo rebocada e reduzem autonomamente a velocidade.

Esse pacote de segurança, porém, está presente apenas nas versões mais caras. Os itens de série comuns a todas as opções são direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas, airbags e freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição de força de frenagem).

Configurações superiores agregam rodas de 17", estribos, santoantonio, sistema de som, GPS no painel e sensores de chuva e crepuscular. A picape ainda ganhou itens como sensor de estacionamento com câmera traseira, controle de velocidade de cruzeiro e porta-objetos refrigerado no console central.

A nova Ranger usa uma plataforma global, dentro do programa de produção de carros mundiais da marca, batizado de One Ford. Segundo a montadora, foram necessários US$ 1,1 bilhão e quatro anos para o desenvolvimento do utilitário.

Com alterações para cada mercado, o carro será fabricado e vendido na África, Ásia e América do Sul. O modelo que chega ao Brasil em agosto será produzido na cidade argentina de Pacheco.

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Caçamba da Ranger cabine dupla leva até 1.180 litros
Caçamba da Ranger cabine dupla leva até 1.180 litros

A Folha avaliou a nova Ranger na versão Limited 3.2 diesel, com tração 4x4 e câmbio automático de seis velocidades.

Na parte rodoviária do teste, realizado na província de Salta (a 1.500 km de Buenos Aires), a picape se mostrou estável e confortável. O motor cinco cilindros tem respostas fortes e o câmbio oferece trocas rápidas.

No circuito "off-road", a Ranger foi eficiente em subidas íngremes, declives médios e ao atravessar riachos. O modelo tem capacidade de imersão de 80 centímetros, diz a Ford. O torque elevado já a baixas rotações e os sistemas eletrônicos garantiram passagens tranquilas pelos trechos acidentados.

A Ranger pode levar até uma tonelada na caçamba, que tem volume de 1.180 litros (cabine dupla) e 1.800 litros (cabine simples), de acordo com o fabricante. A versão flex ainda não está disponível para avaliação.

 

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