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22/07/2012 - 06h00

Compacto da Hyundai para o Brasil chega em outubro

RODRIGO LARA
ENVIADO ESPECIAL A PIRACIACABA (SP)

Chamado inicialmente de projeto HB (iniciais de Hyundai Brasil), o hatch compacto da marca sul-coreana passou dois anos cercado de mistério. Nesse período, pouco foi divulgado sobre o carro, que será produzido na nova fábrica da marca, em Piracicaba (162 km de São Paulo). Agora, surgem as primeiras informações concretas.

O nome de batismo será HB20 e seu lançamento está marcado para o dia 10 de outubro. Ainda não há preços oficiais, mas o presidente da marca no Brasil, Chang Kyun Han, afirmou que ele irá concorrer com modelos que variam do Volkswagen Gol (a partir de R$ 27.990) ao Ford New Fiesta hatch (R$ 44.130).

Em uma visita à fábrica, foi possível conhecer, em uma sala de acesso restrito e sem permissão para fotos, as linhas finais do HB20, que tem vincos discretos nas laterais. Não é exagero afirmar que se trata do Hyundai que utiliza de maneira mais equilibrada as formas atuais da marca.

Os faróis possuem refletores que formam uma espécie de onda, recurso similar ao visto em modelos mais caros da empresa, como o sedã Azera. Atrás, as lanternas têm orientação horizontal e fazem o HB20 parecer mais largo.

Há muito plástico rígido na cabine, mas a construção é esmerada. Os comandos ao redor do motorista são de fácil utilização e o painel tem iluminação azulada.

O espaço interno surpreende, especialmente no banco traseiro. Passageiros de até 1,90 m se acomodam sem raspar a cabeça no teto.

A linha de cintura alta do carro causa um certo estranhamento, pois faz com que a base da janela traseira fique acima dos ombros dos ocupantes. A plataforma do modelo é uma evolução da utilizada pelo Hyundai i20, compacto vendido na Europa.

A Hyundai não divulgou os dados técnicos do hatch, mas afirmou que o porta-malas do HB20 é cerca de 10% maior do que o de um Gol -ou seja, terá capacidade próxima dos 300 litros.

As rodas terão aros de 14 ou de 15 polegadas e os freios serão a disco na frente e a tambor atrás.

Haverá dois padrões de acabamento (GL e GLS). O modelo de entrada terá motor 1.0 flex de três cilindros. As versões mais caras serão 1.6 flex (quatro cilindros) e poderão trazer câmbio automático de quatro velocidades.

São praticamente os mesmos conjuntos do Kia Picanto (no caso do 1.0) e do Kia Soul. Nos carros da marca irmã -Kia e Hyundai fazem parte do mesmo grupo empresarial sul-coreano-, esses motores têm potência de 80 cv e de 126 cv com etanol, respectivamente.

A fábrica, que também reunirá instalações de fornecedores de componentes dos veículos, terá capacidade para produzir 150 mil carros ao ano, número expansível para até 180 mil unidades.

O HB20 fará parte de uma família de três modelos, ganhando a companhia de um utilitário compacto (que será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro) e de um sedã.
Durante a visita, foi possível ver a silhueta do sedã, que tem formato similar ao do médio Elantra. Porém, a Hyundai não divulgou mais detalhes dos novos projetos.

TESTE CURTO

A prova final de que a Hyundai trata o hatch HB20 com todo o cuidado foi dada na hora da avaliação dinâmica. Nada de colocar o carro na rua: o local utilizado para a experimentação foi a pista de testes da própria fábrica, lugar onde todos os compactos produzidos em Piracicaba serão testados.

Também não foi possível rodar com o veículo sem camuflagem: as unidades disponíveis carregavam pesados disfarces que encobriam quase toda a carroceria.

Mesmo assim, foi possível conhecer todas as versões da linha. Apesar de o percurso ser curto, o contato com o automóvel ofereceu uma boa noção do que o novo modelo é capaz.

A versão com motor 1.0 oferece desempenho satisfatório para um modelo popular, com entrega gradativa de força.

Já o motor 1.6 esbanja disposição e parece ser a melhor opção para o carro.

Em ambos os casos, o câmbio manual agrada por ter engates suaves e precisos, com escalonamento correto.

A opção 1.6 automática tem apenas quatro marchas, mas não se ressente disso e funciona bem.

A suspensão merece elogios. De calibragem bastante firme, evitou que a carroceria rolasse demais nas curvas. Não foi possível saber se essa característica irá comprometer o conforto dos ocupantes, pois o piso da pista de testes era bem pavimentado.

Terminado o primeiro contato, ficou a impressão de que a Hyundai fez a lição de casa e construiu um bom compacto. O HB20 tem qualidades suficientes para fazer acender o sinal amarelo nas fábricas dos concorrentes.

 

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