Eventos esportivos rendem séries especiais de carros
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Para celebrar os Jogos Olímpicos de Londres, que têm início na próxima sexta, a Mini, marca inglesa controlada pela alemã BMW, lançou o Mini Cooper London 2012. A edição limitada tem adesivos alusivos à competição e preço promocional de 19.260 libras (R$ 60 mil). Está à venda somente na Inglaterra.
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Cooper London exibe logo oficial dos Jogos no capô |
Eventos esportivos podem ajudar a vender carros. Em 2004, o vôlei masculino do Brasil conquistou a medalha de ouro em Atenas -- e o Volkswagen Polo também recebeu a sua.
Por R$ 1.600 a mais que o modelo convencional, o Polo Série Ouro oferecia rodas de liga leve, aerofólio e vidros escurecidos, além de frisos, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria -- só as rodas custavam, na época, R$ 1.445.
Na revenda, porém, a história é outra. O mercado não paga mais pelas séries, que são consideradas datadas e, depois de alguns anos, pode ser difícil encontrar peças exclusivas, como frisos.
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Bancos de couro do Mini London também receceu o símbolo da edição 2012 do Jogos, com sede na cidade |
Talvez pensando nisso, no VW Polo Série Ouro era preciso uma lupa para encontrar o logotipo alusivo ao evento. Bem diferente da profusão de adesivos do Voyage Los Angeles (1984), o primeiro do mercado nacional a homenagear os Jogos Olímpicos.
"Versões especiais geralmente são atraentes pelo bom custo-benefício, mas, depois de algum tempo, elas perdem o glamour. Apenas acessórios como o ar-condicionado e a direção hidráulica valorizam o carro na hora da revenda", alerta Ricardo Bock, professor especializado na indústria automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana).
Diferentes marcas apostam na estratégia para impulsionar vendas de um determinado modelo. No Brasil, a associação a competições esportivas tem sido comumente usada por Volkswagen e Chevrolet.
"É uma estratégia que tem potencial, mas sempre depende do preço e do conteúdo que será oferecido", avalia Gustavo Colossi, diretor de marketing da Chevrolet.
Em 1992, a marca vendeu no Brasil o Monza Barcelona, com acabamento caprichado e adesivos vermelhos, amarelos e azuis na lateral, referência aos Jogos na Espanha.
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Na Copa da França (1998), a Chevrolet lançou a S10 Champ |
Na Europa, os fabricantes lançam séries ligadas às competições de automobilismo. Um exemplo é o Renault Mégane RS Red Bull, apresentado neste ano. Os carros da equipe de F-1 usam motores feitos pelo fabricante francês.
COPA DO MUNDO
No Brasil, as séries especiais alusivas a Copas do Mundo são maioria. Em 1982, a VW lançou o Gol Copa. A montadora emplacou 3.000 unidades. Séries semelhantes do compacto foram lançadas em 1994, 2002 e 2006.
Já a Chevrolet teve o Kadett Turim em 1990 para a Copa realizada na Itália. A série deu tão certo que continuou à venda mesmo após o fim da competição. Em 1998, foi a vez da linha Champ. Os carros pintados de verde-escuro tinham um adesivo amarelo na porta.
Londres não despertou o interesse de outros fabricantes, mas montadoras estudam séries para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016, ambas no Brasil.
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